DISCURSOS ALARMISTAS E SOLUÇÕES VERTICAIS

O HÁBITO DE LEITURA E OUTROS MODOS DE DESENCORAJAR JOVENS LEITORES

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DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14582249
Palabras clave: Hábito de leitura., Discursos alarmistas., Leitura e juventude.

Resumen

No espaço público do incentivo à leitura, falas alarmistas antecedem solução simplista e verticalizada: a imposição da leitura como hábito, bastante conhecida no Brasil porque repetida à exaustão. Neste estudo, exploramos o tema “hábito da leitura” analisando considerações de diferentes pesquisadores para o debate. A concepção mais recorrente – de que a leitura precisa se tornar um hábito para se fazer assídua na vida dos jovens, tornando-os leitores – é contraposta às visões que questionam a ideia de hábito porque é, ela mesma, avessa à natureza da leitura, principalmente a literária, que exige posturas desviantes as quais não combinam com a passividade e a docilidade que tal noção desperta. Tais visões são trazidas dos estudos de Brito (2015), Perrotti (1999), Montes (2020), Petit (2013), Zilbermam (2009, 2012), Bertrand (2021), Andruetto (2017), entre outros. Das conclusões, destacamos que discursos alarmistas e clichês sobre leitura, quando dirigidos a espaços como a escola e outros lugares de recepção e circulação do texto literário, acabam por distanciar, cada vez mais, os leitores daquilo que as práticas de leitura têm se esforçado em aproximar, isto é, da literatura. A leitura, quando pensada e exigida como hábito, é um eufemismo para o superficial e o oportunista.

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Publicado

diciembre 23, 2024

Cómo citar

GRAZIOLI, F. T. DISCURSOS ALARMISTAS E SOLUÇÕES VERTICAIS: O HÁBITO DE LEITURA E OUTROS MODOS DE DESENCORAJAR JOVENS LEITORES. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 24, n. 4, p. 288–303, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.14582249. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/3658. Acesso em: 8 ene. 2025.

Sección

Fluxo contínuo