DISCURSOS ALARMISTAS E SOLUÇÕES VERTICAIS
O HÁBITO DE LEITURA E OUTROS MODOS DE DESENCORAJAR JOVENS LEITORES
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14582249Resumen
No espaço público do incentivo à leitura, falas alarmistas antecedem solução simplista e verticalizada: a imposição da leitura como hábito, bastante conhecida no Brasil porque repetida à exaustão. Neste estudo, exploramos o tema “hábito da leitura” analisando considerações de diferentes pesquisadores para o debate. A concepção mais recorrente – de que a leitura precisa se tornar um hábito para se fazer assídua na vida dos jovens, tornando-os leitores – é contraposta às visões que questionam a ideia de hábito porque é, ela mesma, avessa à natureza da leitura, principalmente a literária, que exige posturas desviantes as quais não combinam com a passividade e a docilidade que tal noção desperta. Tais visões são trazidas dos estudos de Brito (2015), Perrotti (1999), Montes (2020), Petit (2013), Zilbermam (2009, 2012), Bertrand (2021), Andruetto (2017), entre outros. Das conclusões, destacamos que discursos alarmistas e clichês sobre leitura, quando dirigidos a espaços como a escola e outros lugares de recepção e circulação do texto literário, acabam por distanciar, cada vez mais, os leitores daquilo que as práticas de leitura têm se esforçado em aproximar, isto é, da literatura. A leitura, quando pensada e exigida como hábito, é um eufemismo para o superficial e o oportunista.
Descargas
Citas
ANDRUETTO, María Teresa. Ler, direito de todos. In: ANDRUETTO, María Teresa. A leitura, outra revolução. Tradução Newton Cunha. São Paulo: Edições Sesc, 2017. p. 113-134.
ANDRUETTO, María Teresa. A leitura, outra revolução. In: ANDRUETTO, María Teresa. A leitura, outra revolução. Tradução Newton Cunha. São Paulo: Edições Sesc, 2017. p. 97-112.
BERTRAND, Sara. A revolução dos hormônios. In: BERTRAND, Sara. Patos e lobos-marinhos: conversas sobre literatura e juventude. Tradução Cícero Oliveira. Salvador: Selo Emília, Solisluna, 2021. p. 42-57.
BERTRAND, Sara. Boas-vindas. In: BERTRAND, Sara. Patos e lobos-marinhos: conversas sobre literatura e juventude. Tradução Cícero Oliveira. Salvador: Selo Emília, Solisluna, 2021. p. 11-18.
BERTRAND, Sara. Dançar, cantar, contar. In: BERTRAND, Sara. Patos e lobos-marinhos: conversas sobre literatura e juventude. Tradução Cícero Oliveira. Salvador: Selo Emília, Solisluna, 2021. p. 59-70.
BRITTO, Luiz Percival Leme. Leitores de quê? Leitores para quê? In: BRITTO, Luiz Percival Leme. Ao revés do avesso: leitura e formação. São Paulo: Pulo do Gato, 2015. p. 60-73.
BRITTO, Luiz Percival Leme. Máximas impertinentes. In: BRITTO, Luiz Percival Leme. Ao revés do avesso: leitura e formação. São Paulo: Pulo do Gato, 2015. p. 126-141.
CECCANTINI, João Luís. Leitores iniciantes e comportamento perene de leitura. In: SANTOS, Fabiano dos et al. Mediação de leitura: discussão e alternativas para formação de leitores. São Paulo: Global, 2009. p. 207-231.
FAILLA, Zoara. O retrato do comportamento leitor do brasileiro. In: INSTITUTO PRÓ-LIVRO. Retratos da Leitura no Brasil. São Paulo: IPL, 2021. p. 22-43. Disponível em: https://www.prolivro.org.br/5a-edicao-de-retratos-da-leitura-no-brasil-2/a-pesquisa-5a-edicao/. Acesso em: 28 jun. 2024.
INSTITUTO PRÓ-LIVRO. Retratos da leitura no Brasil. 5. ed. São Paulo: IPL, 2021. Disponível em: https://www.prolivro.org.br/5a-edicao-de-retratos-da-leitura-no-brasil-2/a-pesquisa-5a-edicao/. Acesso em: 16 jul. 2024.
LIMA, Ana Lucia. O analfabetismo funcional e os não leitores: um diálogo entre as pesquisas INAF e Retratos da Leitura sobre avanços e retrocessos na formação de leitores. In: INSTITUTO PRÓ-LIVRO. Retratos da Leitura no Brasil. São Paulo: IPL, 2021. p. 56-65. Disponível em: https://www.prolivro.org.br/5a-edicao-de-retratos-da-leitura-no-brasil-2/a-pesquisa-5a-edicao/. Acesso em: 28 jun. 2024.
MONTES, Graciela. O lugar da leitura ou sobre as vantagens de ser desobediente. In: MONTES, Graciela. Buscar indícios, construir sentidos. Tradução Cícero Oliveira. Salvador: Selo Emília e Sosliuna, 2020. p. 240-250.
MONTES, Graciela Montes. Recolhidos à sombra de nossas pálpebras. In: MONTES, Graciela. Buscar indícios, construir sentidos. Tradução Cícero Oliveira. Salvador: Selo Emília e Sosliuna, 2020. p. 174-193.
MONTES, Graciela Montes. Leitura e poder. In: MONTES, Graciela. Buscar indícios, construir sentidos. Tradução Cícero Oliveira. Salvador: Selo Emília e Sosliuna, 2020. p. 194-216.
MONTES, Graciela Montes. Mover a história: leitura, sentido e sociedade. In: MONTES, Graciela. Buscar indícios, construir sentidos. Tradução Cícero Oliveira. Salvador: Selo Emília e Sosliuna, 2020. p. 223-239.
NISKIER, Arnaldo. Um país se faz com homens e livros. In: PRADO, Jason; CONDINI, Paulo. A formação do leitor: pontos de vista. Rio de Janeiro: Argus, 1999. p. 16-21.
PERROTTI, Edmir. Leitores, ledores e outros afins (apontamentos sobre a formação ao leitor). In: PRADO, Jason; CONDINI, Paulo. A formação do leitor: pontos de vista. Rio de Janeiro: Argus, 1999. p. 30-40.
PETIT, Michèlle. Construir leitores. In: PETIT, Michèlle. Leituras: do espaço íntimo ao espaço público. Tradução Celina Olga de Souza. São Paulo: Ed. 34, 2013. p. 31-38.
PETIT, Michèlle. Os livros, a arte e a vida de todos os dias. In: PETIT, Michèlle. Leituras: do espaço íntimo ao espaço público. Tradução Celina Olga de Souza. São Paulo: Ed. 34, 2013. p. 101-122.
SANTOS, Fabiano dos et al. Apresentação. In: SANTOS, Fabiano dos et al. (Org.). Mediação de leitura: discussão e alternativas para formação de leitores. São Paulo: Global, 2009. p. 13-22.
SPOHR, Marlene Bruxel. Leitura: hábito ou ação cultural. Signos, Lajeado, v. 18, n. 1, p. 85-93, semestral, 1997.
ZILBERMAN, Regina. A escola e a leitura da literatura. In.: ZILBERMAN, Regina; RÖSING, Tânia. M. K. (Org.). Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009. p. 17-39.
ZILBERMAN, Regina. Sensibilizando para a leitura. In: ZILBERMAN, Regina. A leitura e o ensino da literatura. Curitiba: Intersaberes, 2012. p. 145-164.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Leia Escola
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.