FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TECNOLOGIAS DIGITAIS

Autores/as

Palabras clave: Formação de professores, tecnologias digitais

Resumen

Em documentos oficiais da Educação, nos anos 1998, com os Parâmetros Curriculares Nacionais, as discussões sobre as tecnologias digitais chegaram ao contexto da Linguística Aplicada no Brasil, e às salas de aula de línguas para além das questões já convencionais, tratadas no âmbito da referida disciplina. Essas discussões ganharam força, a partir de 2017, com o lançamento da Base Nacional Comum Curricular do Ensino fundamental, que define, inclusive, um objetivo específico para gêneros textuais provenientes das práticas sociais do contexto digital.  No contexto atual, pensar uma formação de professor que contemple o espaço sala de aula virtual, a interação didática, as estratégias de ensino e aprendizagem com base na realidade das práticas sociais mediadas pela tecnologia, parece ser uma necessidade concreta para, inclusive, assegurar a própria existência, de maneira significativa, da escola. Apresentamos, nesta edição temática da Revista Leia Escola, oito artigos e uma entrevista que discutem a formação inicial e continuada de professores e o agir professoral em salas de aula da educação básica, mediado pelas tecnologias digitais. Pretendemos que esta edição possa realmente provocar uma discussão produtiva sobre a temática Formação de professores e tecnologias digitais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Dora Riestra, Universidad Nacional de Río Negro, Viedma, Rio Negro

   
   

Citas

RIESTRA, D.;LEURQUIN, E.V.L.F E SILVA, W.M Formação de professores e tecnologias digitais. Revista Leia Escola, vol 20, n3, 2020. ISSN 2358-5870.

Publicado

diciembre 30, 2020

Cómo citar

RIESTRA, D. .; LEURQUIN , E. V. L. F. .; SILVA, W. M. FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TECNOLOGIAS DIGITAIS. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 20, n. 3, p. 04–06, 2020. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/3443. Acesso em: 21 nov. 2024.

Sección

Apresentação