AS QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS NAS AULAS DE INGLÊS INSTRUMENTAL DO IFRJ SOB A ÓTICA DA PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS

Autores

  • Vanessa Moreno Mota Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
  • Heloise Vasconcellos Gomes Thompson Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Ensino de inglês. Autonomia. Novas tecnologias.

Resumo

Este artigo analisa os resultados obtidos por meio da abordagem de questões étnico-raciais em aulas de Inglês Instrumental com turmas do curso técnico concomitante/subsequente em Administração, no IFRJ. Esta pesquisa teve como objetivos apresentar possibilidades para a adoção de um ensino transgressivo de inglês (HOOKS, 2017) e investigar os benefícios obtidos a partir da promoção dos multiletramentos (ROJO, 2013) dos aprendizes através do debate de questões étnico-raciais na sociedade, contribuindo para que sejam mais autônomos (OXFORD, 2003; NICOLAIDES et al., 2013). Como metodologia, realizaram-se tarefas, conciliando a temática da Consciência Negra e a aproximação dos alunos às tecnologias digitais através do aplicativo Padlet. Por meio da análise do processo de criação de murais virtuais por parte dos alunos, constatou-se que sua aproximação com ferramentas digitais em sala de aula contribuiu para a promoção da autonomia, visto que os discentes assumiram o protagonismo do processo de ensino e aprendizagem.

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Publicado em

30 de agosto de 2020

Como Citar

MOTA, V. M.; THOMPSON, H. V. G. . AS QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS NAS AULAS DE INGLÊS INSTRUMENTAL DO IFRJ SOB A ÓTICA DA PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 20, n. 2, p. 185–203, 2020. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/3426. Acesso em: 28 out. 2024.

Seção

Dossiê