INSERÇÃO DE ATIVIDADES COMO EFEITO DA AVALIAÇÃO EXTERNA NA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.13696266
Palabras clave: Avaliação externa., Trabalho docente., Efeito retroativo., Ensino de Língua Portuguesa.

Resumen

Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa em fase de conclusão acerca dos impactos de avaliações externas no ensino de leitura em escolas da rede pública estadual da Paraíba (Brasil) e visa investigar a principal forma de manifestação da interferência dessa avaliação na prática de ensino de Língua Portuguesa (LP) de professores/as do Ensino Fundamental - Anos Finais (EF - AF). Teoricamente, adotamos como pressupostos estudos sobre avaliação da aprendizagem, instrumentos e formas de avaliação e trabalho docente. Metodologicamente, tomamos como exemplos de dados fragmentos de falas representativas de docentes de LP de oito escolas da rede pública estadual de uma região do Estado da Paraíba. Para tanto, desenvolvemos uma metodologia de análise de base interpretativista na Linguística Aplicada (LA), a partir de uma abordagem linguístico-discursiva dos dados. Os resultados e as considerações do estudo apontaram para uma manifestação da avaliação externa na prática escolar que se dá pela inclusão de atividades em função do resultado positivo dos testes externos, por meio da imposição de redirecionamento de tarefas e aulas pontuais de leitura como forma de garantir o sucesso próximo ao período de realização de novos testes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Erick Breno de Jesus Oliveira Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Graduado em Letras - Língua Portuguesa e Língua Francesa pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Mestrando em Linguagem e Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campina Grande, Paraíba, Brasil.

Edmilson Luiz Rafael, Universidade Federal de Campina Grande

Doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campina Grande, Paraíba, Brasil.

Citas

AMIGUES. R. Trabalho do professor e trabalho de ensino. In: MACHADO, A. R. (Org.). O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: Eduel, 2004, p. 37-53.

ANDRADE, D. C. de. O efeito retroativo da Provinha Brasil na organização do ensino de leitura para o segundo ano do Ensino Fundamental. Campina Grande, 2016. 150 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Universidade Federal de Campina Grande.

BRASIL. Observatório de Educação: Execução do Sistema de Avaliação da Educação Básica 2021. Ministério da Educação, 2021. Disponível em: 4b8c85be-d825-495c-b7d6-729244a73b76 (institutounibanco.org.br). Acesso em: 05 de jun. 2024.

BRASIL. Diretrizes da edição de 2023. Ministério da Educação, 2023. Disponível em: Saeb — Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira | Inep (www.gov.br). Acesso em: 05 de jun. 2024.

CABRITO, B. G. Avaliar a qualidade em educação: avaliar o quê? Avaliar como? Avaliar para quê? Cad. Cedes, Campinas, v. 29, n. 78, 2009.

CARVALHO, R. S. de. A avaliação na escola: guia de conceitos e práticas. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2022.

CORRÊA, T. R. dos S. G. Os Reflexos do SAEB/Prova Brasil nas Práticas Pedagógicas de Língua Portuguesa nas escolas Municipais de Costa Rica/MS. Campo Grande, 2012. 128 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Católica Dom Bosco.

FERNANDES, D. Avaliar para aprender: fundamentos, práticas e políticas. São Paulo: Editora UNESP, 2009.

FERRAROTTO, L. Percepções e usos das avaliações externas em larga escala no contexto da avaliação institucional participativa na rede municipal de ensino de Campinas. Campinas, 2018. 452 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Campinas.

FERREIRA, L. A. Intencionalidades e influências das avaliações em larga escala no trabalho de docentes de duas escolas da rede municipal de Uberlândia – MG. Uberlândia, 2018. 190 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Mestrado em Educação, Universidade Federal de Uberlândia.

HADJI, C. Avaliação desmistificada. Tradução: Patrícia C. Ramos. Porto Alegre: ArtMed, 2001.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem componente do ato pedagógico. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MEDRADO, B. P. Compreensão da docência como trabalho: reflexões e pesquisas na/da Linguística Aplicada. In: MEDRADO, B. P.; PÉREZ, M. (Org.). Leituras do Agir Docente: A atividade educacional à luz da perspectiva interacionista sociodiscursiva. Campinas: Pontes Editoras, 2011, p. 21-36.

QUEVEDO-CAMARGO, G.; SCARAMUCCI; M. V. R. Metodologia de pesquisa sobre efeito retroativo da avaliação no ensino de línguas: avanços e possibilidades. In: GONÇALVES, A. V.; SILVA, W. R.; GÓIS, M. L. de S. (Org.). Visibilizar a Linguística Aplicada: Abordagens Teóricas e Metodológicas. Campinas: Pontes Editoras, 2014, p. 205-240.

SACRISTÁN, J. G. A avaliação no ensino. In: SACRISTÁN, J. G.; PÉREZ GÓMES; A. L. (Org.). Compreender e transformar o ensino. São Paulo: Artmed, 2007, p. 295-352.

SCARAMUCCI, M. V. R. Efeito retroativo da avaliação no ensino/aprendizagem de línguas: o estado da arte. Trabalhos em Linguística Aplicada, IEL–Unicamp, Campinas, v. 2, n. 43, p. 203- 226, jul./dez. 2004.

SILVA, F. S. da. Leitura e Prova Brasil: Ensino e Avaliação. Recife, 2013. 264 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco.

SOUTO MAIOR, R. C. Estudos discursivos na Linguística Aplicada Implicada. In: SOUTO MAIOR, R. C.; STURM, L. (Org.). A Linguística Aplicada no ensino e aprendizagem e nos estudos discursivos. Tutória, MA: Diálogos, 2022, p. 516-541.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Tradução: Ernani F. da F. Rosa. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

Publicado

septiembre 5, 2024

Cómo citar

SILVA, E. B. de J. O.; RAFAEL, E. L. . INSERÇÃO DE ATIVIDADES COMO EFEITO DA AVALIAÇÃO EXTERNA NA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 24, n. 4, p. 03–22, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.13696266. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/2899. Acesso em: 21 nov. 2024.

Sección

Fluxo contínuo