INSERÇÃO DE ATIVIDADES COMO EFEITO DA AVALIAÇÃO EXTERNA NA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.13696266Resumen
Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa em fase de conclusão acerca dos impactos de avaliações externas no ensino de leitura em escolas da rede pública estadual da Paraíba (Brasil) e visa investigar a principal forma de manifestação da interferência dessa avaliação na prática de ensino de Língua Portuguesa (LP) de professores/as do Ensino Fundamental - Anos Finais (EF - AF). Teoricamente, adotamos como pressupostos estudos sobre avaliação da aprendizagem, instrumentos e formas de avaliação e trabalho docente. Metodologicamente, tomamos como exemplos de dados fragmentos de falas representativas de docentes de LP de oito escolas da rede pública estadual de uma região do Estado da Paraíba. Para tanto, desenvolvemos uma metodologia de análise de base interpretativista na Linguística Aplicada (LA), a partir de uma abordagem linguístico-discursiva dos dados. Os resultados e as considerações do estudo apontaram para uma manifestação da avaliação externa na prática escolar que se dá pela inclusão de atividades em função do resultado positivo dos testes externos, por meio da imposição de redirecionamento de tarefas e aulas pontuais de leitura como forma de garantir o sucesso próximo ao período de realização de novos testes.
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