AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES

PERFORMATIVIDADE E RESPONSABILIZAÇÃO (2012-2020)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10444883
Palabras clave: Formação continuada de professores alfabetizadores, Performatividade, Responsabilização, Prática e identidade docente

Resumen

Resumo: O artigo a investiga a presença dos conceitos de performatividade e de responsabilização nas iniciativas do governo federal voltadas à formação continuada de professores alfabetizadores, período de 2012 a 2020: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) (2012); o Programa Mais Alfabetização (PMALFA) (2018); e o Programa Tempo de Aprender (2020). O texto resulta de revisão bibliográfica sobre a temática proposta e da análise de documentos de política educacional:  resoluções, portarias e outros instrumentos oficiais que instituíram as medidas em análise e sua implantação. O corpus documental foi examinado com base na Análise de Conteúdo de Bardin (1977). O estudo evidenciou a presença dos conceitos de performatividade e de responsabilização nos textos normativos dos programas analisados, Além do exposto, foi observado que as políticas de formação continuada dos docentes alfabetizadores examinadas desconsideram as questões socioeconômicas e histórico-culturais das diferentes regiões do país. Dessa forma, priorizam a conformação do professor, e de suas práticas, a um modelo de ensino orientado pelos resultados e por sua responsabilização pelo êxito ou pelo insucesso do aluno nas avaliações em larga escala.

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Publicado

diciembre 31, 2023

Cómo citar

BEZERRA , A. C. de F. .; SILVA , A. F. da . AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: PERFORMATIVIDADE E RESPONSABILIZAÇÃO (2012-2020). Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 23, n. 2, p. 97–113, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.10444883. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/2137. Acesso em: 22 nov. 2024.

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Dossiê