INCÔMODO E FORMAÇÃO NA LITERATURA INFANTIL

UMA LEITURA DE CRIANÇAS, DE MARÍA JOSÉ FERRADA E MARÍA ELENA VALDEZ

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.11276683
Palabras clave: Leitura, Literatura, temas incômodos, tutela

Resumen

O artigo discute a presença de temas incômodos na literatura infantil, tomando como objeto o livro Crianças, escrito pela chilena María José Ferrada e ilustrado pela colombiana María Elena Valdez, publicado no Brasil em 2020. Para isso, discute conceitualmente a literatura infantil, destacando suas missões e perspectiva formativa e os movimentos de tutela em sua recepção. Problematiza a prévia definição de temas considerados adequados às crianças a partir das concepções de infância que podem ser apreendidas nas chancelas positivas ou negativas conferidas aos livros. Apresenta e analisa o livro Crianças, refletindo sobre sua realização e potência formativa junto aos pequenos leitores, concluindo que temas considerados incômodos são importantes e encontram ancoragem na literatura infantil, como na obra em questão.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fabíola Ribeiro Farias, Universidade Federal do Oeste do Pará

Graduada em Letras, mestre e doutora em Ciência da Informação pela UFMG. É leitora-votante da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Tem experiência profissional e acadêmica nos seguintes temas: biblioteca pública, políticas públicas na área de livro, leitura e bibliotecas, leitura, formação de leitores, literatura, livros para crianças e jovens. Realiza pesquisa de pós-doutorado na Universidade Federal do Oeste do Pará.

Citas

ABRAMOWICZ, Anete; MORUZZI, Andrea Braga. O plural da infância: aportes da sociologia. São Carlos: EdUFSCar, 2010.

BÉRTOLO, Constantino. O banquete dos notáveis: sobre leitura e crítica. Trad. Carolina Tarrío. São Paulo: Livros da Matriz, 2014.

BRITTO, Luiz Percival Leme. Inquietudes e desacordos: a leitura além do óbvio. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2012.

LINDEN, Sophie Van der. Para ler o livro ilustrado. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

NIKOLAJEVA, Maria; SCOTT, Carole. Livro ilustrado: palavras e imagens. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

NUÑEZ, Emília; CUNHA, Anna. Brincar de livro. São Paulo: Tibi, 2018.

SALISBURY, Martin; STYLES, Morag. Livro infantil ilustrado: a arte da narrativa visual. São Paulo: Rosari, 2013.

SILVA-DÍAZ, Cecilia. La función de la imagen en el álbum. In: Unidad de Currículum y Evaluación / Centro de Recursos para el Aprendizaje. Ver para leer: acercándonos al libro álbum. Santiago de Chile: Ministerio de Educación, 2009.

Publicado

diciembre 20, 2023

Cómo citar

FARIAS, F. R.; ABRITTA, S. P. INCÔMODO E FORMAÇÃO NA LITERATURA INFANTIL: UMA LEITURA DE CRIANÇAS, DE MARÍA JOSÉ FERRADA E MARÍA ELENA VALDEZ . Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 23, n. 3, p. 117–130, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.11276683. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/1333. Acesso em: 21 nov. 2024.

Sección

Dossiê