LETRAMENTO CIENTÍFICO A PARTIR DA INTERPRETAÇÃO DE RECURSOS IMAGÉTICOS E PRODUÇÃO DE EXPLICAÇÕES CIENTÍFICAS POR ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8022106Abstract
Neste artigo, analisamos explicações científicas feitas por estudantes do Ensino Médio e indícios de letramento científico. Em uma atividade avaliativa que finalizava a aplicação do “projeto água em foco: qualidade de vida e cidadania”, com abordagem em Ciência, Tecnologia e Sociedade, os estudantes realizaram atividades de leitura e interpretação de recursos imagéticos, seguidas pela produção de textos escritos. A partir desses textos, em que os estudantes deveriam apresentar explicações científicas sobre aspectos da poluição da água, realizamos a análise de conteúdo com o uso de ferramentas analíticas. Dentre os principais resultados: a maioria dos estudantes produziu explicações científicas com linguagem próxima à linguagem cotidiana; tais explicações apresentaram densidade semântica relativamente baixa; e os estudantes apresentaram indícios de níveis relativamente baixos de letramento científico. A partir desses resultados, discutimos tais aspectos em termos da Educação em Ciências.
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