LETRAMENTO TEATRAL CRÍTICO NA SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA:

EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA E PRÁTICAS DECOLONIAIS

Authors

  • Lindomar Cavalcante de Lacerda Lima Universidade Federal do Mato Grosso
  • Rosivaldo Gomes Universidade Federal do Mato Grosso
Keywords: Letramento teatral crítico. Língua Inglesa. Pós-dramático. Decolonialidade.

Abstract

O artigo apresenta algumas reflexões sobre a noção de letramento teatral crítico e, a partir dessa definição, discute dados de uma pesquisa cujo objeto são práticas outras de ensino-aprendizagem da língua inglesa. A pesquisa é de caráter qualitativo interpretativista e do tipo pesquisa-ação, realizada com alunos e alunas dos 6o anos do Ensino Fundamental II de uma escola municipal, localizada no município de Campo Grande, no estado de Mato Grosso do Sul. Os resultados demonstram que, a partir de uma proposta de ensino pautada no letramento teatral crítico, os alunos e as alunas, partindo dessa visão outra de ensino de inglês apresentam-se mais motivados para a aprendizagem da língua, tendo em vista que não são apenas habilidades ou competências linguísticas que são desenvolvidas, mas também corporeidades, sentidos outros sobre a
língua que está sendo apreendida.

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Published

April 30, 2022

How to Cite

LIMA, L. C. de L. .; GOMES, R. . LETRAMENTO TEATRAL CRÍTICO NA SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA:: EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA E PRÁTICAS DECOLONIAIS. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 22, n. 1, p. 93–109, 2022. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/4836. Acesso em: 9 jan. 2025.

Section

Dossiê