“PEDAGOGIA DO VÍRUS”, GÊNERO E TRABALHO:

EXPERIÊNCIAS VISIBILIZADAS DE PROFESSORAS DE ESPANHOL EM TEMPOS DE PANDEMIA NO SUL GLOBAL

Authors

  • Livia Marcia Tiba Radis Baptista Universidade Federal da Bahia
Keywords: Experiências. Professoras de espanhol. Sul Global. Pandemia. Colonialidades

Abstract

Este trabalho constitui um recorte de um estudo realizado entre os meses de junho a julho de 2020, em que professores e professoras de línguas de várias instituições públicas e privadas do País, voluntariamente, responderam a um formulário elaborado com o intuito de compreender como o distanciamento social gerado, devido à pandemia da covid-19, vinha afetando suas práticas docentes, suas
subjetividades e relações interpessoais e pessoais. O formulário compreendeu três sessões voltadas para definir e gerar dados referentes aos seguintes aspectos: 1) perfil dos participantes; 2) dimensão das práticas docentes e de linguagem e 3) dimensão das experiências e percepções dos e das participantes. Assim, neste texto, particularizamos as experiências
(BONDÍA LARROSA, 2002; 2011; MICOLLI, 2010; 2012) de professoras de espanhol, considerando a relevância de demarcar um universo de profissionais mulheres, dadas as suas idiossincrasias e singularidades, muitas vezes, invisibilizadas devido a um padrão de educação que se impõe como globalmente aceito e aceitável, desconsiderando o localismo das práticas, dos saberes e dos sujeitos, de forma a reforçar situações de colonialidade (GROSFOGUEL, 2006; GÓMEZ-QUINTERO,
2010; QUIJANO, 2010) no Sul Global (BALLESTRIN, 2020; DIRLIK, 2007; GROVOGUI, 2011; SANTOS, 2020) e apresentamos alguns de nossos achados concernentes a esse grupo em foco.

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References

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Published

April 30, 2022

How to Cite

BAPTISTA, L. M. T. R. . “PEDAGOGIA DO VÍRUS”, GÊNERO E TRABALHO:: EXPERIÊNCIAS VISIBILIZADAS DE PROFESSORAS DE ESPANHOL EM TEMPOS DE PANDEMIA NO SUL GLOBAL. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 22, n. 1, p. 43–57, 2022. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/4830. Acesso em: 9 jan. 2025.

Section

Dossiê