PERCURSO HISTÓRICO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS:
DO SÉCULO XX AO XXI
Abstract
Levando-se em consideração que nada que compõe o Livro Didático de Português, seja em que época for, está desvinculado de uma concepção, de uma maneira de se perceber os fatos linguísticos, partimos, neste artigo, das concepções de língua como expressão do pensamento, instrumento de comunicação e interação e observamos o tratamento da variedade linguística nesses livros ao longo do séculos XX e XXI. Para isso, selecionamos quatro coleções de manuais didáticos: a Antologia Nacional (BARRETO; LAET, 1921), o Estudo Dirigido de Português (FERREIRA,1970), o Português:
Linguagens (CEREJA;MAGALHÃES,1998) e o Linguagens no Século XXI (TAKAZAKI, 2004), abarcando o período de tempo estipulado acima. Em seguida, esses livros foram submetidos a uma análise descritiva e interpretativa, com a meta de observarmos as atividades envolvendo a questão da variação. Teoricamente, desenvolvemos leituras no âmbito das variedades linguísticas na interface do ensino e, também, das concepções de língua, com nomes como: Oliveira (2010), Antunes
(2003), Bagno (2007), Preti (2004), Bezerra (2002), Travaglia (2002), Soares (1996), entre outros.
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