SOBRE OS LIVROS ILUSTRADOS PARA A INFÂNCIA DE AUTORIA PORTUGUESA:
O CASO DE FÁTIMA AFONSO E DE ALGUMAS POTENCIALIDADES PREMIÁVEIS DO SEU DISCURSO ILUSTRATIVO
Abstract
Após uma revisitação sucinta de aspectos relacionados com a ilustração portuguesa para a infância, nomeadamente aquela que foi premiada com o Prémio Nacional de Ilustração, a presente abordagem retoma e analisa o discurso visual de Fátima Afonso, refletindo sobre as suas principais características potencialmente premiáveis. Para o efeito, seleccionámos uma obra infantil premiada, Sonho com Asas (Kalandraka, 2016), da autoria de Teresa Marques e ilustrado por Fátima Afonso. É nosso objectivo explicar os significados deste volume premiado, tendo em conta não só a inovação do texto verbal, mas também da construção visual, dois discursos ostensivamente multissignificativos que celebram uma sinergia semântica. Procuramos elucidar algumas das singularidades estéticas da sensível e muito pessoal obra artística de Afonso, entendendo-a como um contributo relevante para a consolidação da literatura/edição portuguesa para crianças, bem como concluir acerca da sua presença e significado na História da literatura /edição portuguesa para a infância.
Downloads
References
ANDRESEN, S. de M. B. Posfácio. In: Primeiro Livro de Poesia. 6. ed.. Lisboa: Caminho, 1999, p. 185-188.
BECKETT, S. L. Artistic Allusions in Picturebooks In: COLOMER, T. et al. New Directions in Picturebook research. New York and London: Routledge, 2010, p. 83-98.
BRONZE, M. 100 años de libros ilustrados en portugués para niños. In: MARTOS NUÑEZ, E. et al.. Actas del II Congreso de Literatura Infantil y Juvenil: História Crítica de la Literatura Infantil e Ilustración Ibéricas. Cáceres: Editora Regional de Extremadura, 1998, p. 35-39.
CHEVALIER, J. & GHEERBRANT, A. Dicionários dos Símbolos. Lisboa: Teorema,1994.
COSTA, S. M. Inquérito ao Livro Infantil. Mem Martins: Sem referência (Trabalho realizado em 1979 sob a égide do Ano Internacional da Criança), 1980.
CUNHA, C. M. F. da. A História Literária no Século XXI. In: SILVA, J. A.; MARTINS, J. C.; GONÇALVES, M. (orgs). Pensar a Liter@tura no Séc. XXI. Braga: Publicações da Faculdade de Filosofia – Universidade Católica Portuguesa, 2011, p. 299-305.
ESCARPIT, D. La ilustración en libros infantiles y juveniles. Peonza: Revista de Literatura Infantil Y Juvenil, 39, p. 14–21, 1996 – disponível em http://www.cervantesvirtual.com/servlet/SirveObras/13505054325249274754491/ima0010.htm (consultado no dia 08/02/2021).
EVEN-ZOHAR, I. Factors and dependencies in culture: a revised outline for polysystem culture research. Canadian review of comparative literature, XXIV:1, p. 15-34, 1997.
EWERS, H.-H. Fundamental concepts of children’s literature research. NY/London: Routledge, 2009.
FERBER, M. A Dictionary of Literary Symbols. Cambridge: Cambridge University Press, 1999.
GOMES, A. As figurinhas. In: A Literatura para a Infância. Lisboa: Torres e Abreu Editores, 1979, p. 26-35.
GOMES, J. A.; RAMOS, A. M.; SILVA, S. R. da. Prémios e literatura para a infância em Portugal: contributos para a sua legitimação. In: ROIG RECHOU, B.-A., SOTO LÓPEZ, I. e NEIRA RODRÍGUEZ, M. (coord.). Premios Literarios e de Ilustración na LIX. Vigo: Edicións Xerais de Galicia, 2013, p. 179-193.
LINDEN, S. V. D. Lire l’album. Le Puy-en-Velay: Atelier du poisson soluble, 2006.
LOSA, I. Nós e a Criança. Porto: Porto Editora, 1954.
MARQUES, T. (texto) e AFONSO, F. (ilustração). Sonho com Asas. Matosinhos: Kalandraka, 2016.
MOCIÑO GONZÁLEZ, I. (coord.) Libro-Obxecto e Xénero: Estudos ao redor do libro infantile como artefacto. Vigo: Universidade de Vigo, 2019.
NIKOLAJEVA, M. Aesthetics Approaches to Children’s Literature. An Introduction.Oxford: The Scarecrow Press, 2005.
NIKOLAJEVA, M. e SCOTT, C.. Livro Ilustrado: Palavras e Imagens. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
NODELMAN, P. Words about Pictures. Athens/Georgia: University of Georgia Press, 1988.
OBIOLS SUARI, N. Mirando Cuentos. Lo visible e invisible en las ilustraciones de la literatura infantil. Barcelona: Laertes, 2004.
PEREIRA, C. S. (org.) Literatura Infantojuvenil: livro-objeto e património(s). Colecção Percursos da Literatura Infantojuvenil/20. Porto: Tropelias & Ca, 2020.
PIMENTA, A. (s./d.). Prosa poética. In: CEIA, C. (coord.). E-Dicionário de Termos Literários - disponível em https://edtl.fcsh.unl.pt/encyclopedia/prosa-poetica/ (consultado no dia 05/02/2021).
RAMOS, A. M. Literatura para a Infância e Ilustração. Leituras em diálogo. Colecção Percursos da Literatura Infantojuvenil/2 Porto: Tropelias & Ca, 2010.
ROIG RECHOU, B.-A. Os prémios literários infantís e xuvenís no marco ibérico: tradición e innovación. In: MESQUITA, A. (coord.). Mitologia, Tradição e Inovação. Canelas-V. N. de Gaia: Gailivro, 2006, p. 203-212.
s./n. (2017). Fátima Afonso. In: http://livro.dglab.gov.pt/sites/DGLB/Portugues/autores/Paginas/PesquisaAutores1.aspx? AutorId=12650 (consultado no dia 07/02/2021).
SANTOS, G. S. M. M. A Ilustração de Livros de Literatura Infantojuvenil em Portugal (2000-2009): tipificação, tendências e padrões de receptividade do público-alvo. Braga. 2015. 548f. Tese (Doutoramento em Estudos da Criança Especialidade de Comunicação Visual e Expressão Plástica) – Instituto de Educação-Universidade do Minho – disponível em http://hdl.handle.net/1822/38467 (consultada no dia 09/02/2021).
RAMOS, A. M. Ilustrar poesia para a infância: entre as rimas cromáticas e as metáforas visuais. Ocnos, 11, p. 113-130, 2014 – disponível em http://www.revista.uclm.es/index. php/ocnos/article/view/447
RAMOS, A. M. (org.) Aproximações ao Livro-Objeto: das potencialidades criativas às propostas de leitura. Colecção “Percursos da Literatura Infantojuvenil”/17). Porto: Tropelias & Ca, 2017.
RODRIGUES, C. Palavras e Imagens de Mãos Dadas. A Arquitetura do Álbum Narrativo em Manuela Bacelar. Aveiro, 2013. 488f.. Tese (Doutoramento em Literatura) – Universidade de Aveiro – disponível em http://hdl.handle.net/10773/10586
(consultada no dia 09/02/2021).
SARAIVA, J. M. O álbum narrativo em Portugal na passagem do século XX para o século XXI: Um estudo sobre a relação entre a ilustração e o leitor-modelo. Porto, 2014, 419f. Tese (Doutoramento em Arte e Design) – Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto – disponível em https://sigarra.up.pt/flup/en/pub_geral.pub_viewpi_pub_base_id=32272 (consultada no dia 10/02/2021).
SERAFINI, F. Reading Multimodal Texts: Perceptual, Structural and Ideological Perspectives. Children’s Literature in Education, 40, p. 85-104, 2010.
SILVA, S. A ilustração portuguesa para a infância no século XX e movimentos artísticos: influências mútuas, convergências estéticas. Tese (Doutoramento em Estudos da Criança – especialidade de Comunicação Visual e Expressão Plástica). Braga, 2011. 515f. – Universidade do Minho – disponível em http://hdl.handle.net/1822/19682 (consultada no dia 10/02/2021).
SILVA, S. R. da. A escrita e a ilustração para a infância de Leonor Praça: um exemplodo que as imagens podem fazer. Impossibilia. Revista Internacional de Estudios Literários (Tratamientos de color e letra: el papel de lo visual en la literatura), N.o 14, Dezembro de 2017, p. 213-238, 2017a.
SILVA, S. R. da. Quando a palavra e a escrita (se) combinam: sobre a escrita de Leonel Neves e a ilustração de Tóssan. In: CONFIA. International Conference on Illustration and Animation (Atas). Barcelos: IPCA, 2017b, p. 448-456.
SILVA, S. R. da. Literatura e Ilustração Portuguesa para a Infância nos anos 50 do século XX: Sophia de Mello Breyner Andresen com Sarah Affonso e Maria Keil. Perspectiva. Revista do Centro de Ciências da Educação, vol. 36, N.o 1, Jan-Mar. 2018,
p. 57-71, 2018a.
SILVA, S. R. da. As ilustrações de Ana Leão para os textos de Leonor Santa-Rita ou acerca de duas mulheres esquecidas da arte e da literatura. In: CONFIA 2018 International Conference on Illustration & Animation – Atas. Barcelos: IPCA, 2018b, p.
-416.
SILVA, S. R. da. As ilustrações de Zé Manel para as narrativas de Luísa Ducla Soares: inovação e experimentalismo. In: Confia 2019 7th International Conference on Illustration & Animation (14-16 de Junho) - Atas. Barcelos: IPCA, 2019, p. 495-503.
SILVA, S. R. da. Melo Frazão, ilustrador (também) de António Torrado, e a renovação da edição portuguesa para a infância. In: Confia. 8th International Conference on Illustration & Animation (Atas). Barcelos: IPCA. Outubro de 2020. 2020a, p. 296-305.
SILVA, S. R. da (org.) Clássicos da Literatura Infantojuvenil em Forma(to) de Livro-Objeto. Braga: Uminho Editora, 2020b.
TABERNERO SALA, R. (ed.) El Objeto Libro en el Universo infantil. La materialidade en la construcción del discurso. Zaragoza: Prensas de la Universidad de Zaragoza, 2019.
TARRÍO VARELA, A. Os Premios Literarios. In: ROIG RECHOU, B.-A., SOTO LÓPEZ, I. e NEIRA RODRÍGUEZ, M. (coord.). Premios Literarios e de Ilustración na LIX. Vigo: Edicións Xerais de Galicia, 2013, p. 15-34.
ZAPARÍN, F. e GONZÁLEZ, L. D. Cruces de Caminos. Los álbumes ilustrados: construcción y lectura. Valladolid: Universidad de Valladolid/Cuenca: Ediciones de la Universidad de Castilla-La Mancha, 2010.
Downloads
Published
How to Cite
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista Leia Escola
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.