O LIVRO ILUSTRADO QUANDO VOCÊ NÃO ESTÁ AQUI, DE MARÍA HERGUETA:
DO ACERVO À SALA DE AULA
Abstract
O presente trabalho traz uma breve análise do livro ilustrado Quando você não está aqui, da autora espanhola María Hergueta (2013). Tal obra compõe um dos acervos do Programa Nacional do Livro Didático / Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNLD/PNAIC), destinado aos alunos do segundo ano do Ensino Fundamental I. Assim, considerando as especificidades do livro ilustrado, à luz dos trabalhos de Linden (2011), Nikolajeva e Scott (2011), Ramos (2011), entre outros, discorremos sobre a importância da leitura deste tipo de livro ao público infantil, ainda em fase de alfabetização, para que este possa ir do acervo à sala de aula, evidenciando, assim, que, nesta história, a imagem conta. E como conta.
Downloads
References
ALARCÃO, R. As diferentes técnicas de ilustração. In: O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. OLIVEIRA I. (Org.). São Paulo: DCL, 2008.
BRASIL. Literatura na hora certa: guia 2. 2o Ano Ensino Fundamental: PNLD/PNAIC: alfabetização na idade certa 2015/ Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Brasília: MEC/SEB, 2015.
CAMARGO, M.A.S. Alfabetização imagética: uma forma da construção da própria cidadania (CEREJA/SP). Revista do Programa Alfabetização Solidária, v. 1, p.1-7, 2004.
CANDIDO, A. O direito à literatura. In: Vários escritos. 4. ed. ver. e reorg. São Paulo: Duas Cidades; Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2004. P. 169-91
FITTIPALDI, C. O que é uma imagem narrativa? In: O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. OLIVEIRA I. (Org). São Paulo: DCL, 2008.
HERGUETA, M. Quando você não está aqui. Tradução de Márcia Leite. São Paulo: Edições Jogo de Amarelinha, 2013.
JUNIOR, A.F. Operadores da leitura da narrativa. In: BONNICI, T.; ZOLIN, L. O. (Org.). Teoria Literária: abordagens históricas e tendências contemporâneas. 3a.ed. Maringá: Eduem, 2009.
LINDEN, S.V. Para ler o livro ilustrado. Tradução: Dorothée de Bruchard. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
MORAIS, A.G. Consciência Fonológica na Educação Infantil e no Ciclo de Alfabetização. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.
NAVAS, D. et al. Arte, Literatura e Educação na produção literária infantil: uma leitura da obra Instruções para construir uma flor, de Christina Dias. In: Educação e o Belo e o Sublime. BAPTISTA, A. et al. (Orgs.). São Paulo: BT Acadêmica, 2017.
NIKOLAJEVA, M.; SCOTT, C. Livro ilustrado: palavras e imagens. Tradução: Cid Knipel. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
OLIVEIRA, R. Breve histórico da ilustração infantil e juvenil. In: O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. OLIVEIRA I. (Org). São Paulo: DCL, 2008.
RAMOS, G. A imagem nos livros infantis: caminhos para ler o texto visual. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.
SOARES, M.B. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.
Downloads
Published
How to Cite
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista Leia Escola
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.