REFLEXOS DE SI MESMO:
A MATERIALIDADE DO LIVRO PINÓQUIO: O LIVRO DAS PEQUENAS VERDADES
Abstract
Percebendo a crescente expansão dos livros ilustrados na produção brasileira, muitas premiações têm voltado o olhar para esse tipo de livro, laureando autores e ilustradores que trazem em suas obras a criatividade, a inventividade e proporcionam, assim, a fruição literária. É o caso do autor e ilustrador Alexandre Rampazo que, tendo 13 títulos autorais e mais de 70 ilustrados para outros autores, recebeu importantes premiações, como o Prêmio Jabuti e o FNLIJ. Assim, nos dedicamos a estudar nesse artigo o livro Pinóquio: o livro das pequenas verdades (2019) por ser essa uma das mais recentes publicações do autor a vencer prêmios literários renomados e a receber selos de alta recomendação. Durante o artigo, mostramos as características que fazem desse livro uma experiência não só literária, como sensorial e imagética, utilizando como base bibliográfica os estudos de Linden (2011), Nikolajeva e Scott (2011) acerca do livro ilustrado, além do próprio Rampazo.
Downloads
References
CAMARGO, Luis Hellmeister de. Encurtando o caminho entre texto e ilustração: homenagem a Angela Lago. 2006. 392 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em:<http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/269645>. Acesso em: 24 mar. 2021.
CASCARELLI, Claudia. Flicts, livro de artista. 2007. 146 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2007. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/86987. Acesso em: 05 jan. 2021.
CHARTIER, R. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. Trad. Mary Del Priori. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1999.
Fundação Nacional do livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). 46a SELEÇÃO ANUAL DO PRÊMIO FNLIJ 2020 – PRODUÇÃO 2019 REGULAMENTO. Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: https://www.fnlij.org.br/site/images/Regulamento Pr%C3%AAmio_2020- Prod_2019.pdf. Acesso em: 18 jan. 2020.
LINDEN, Sophie Van der. Para ler o livro ilustrado. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
LINS, Guto. A gênese do gênio. In: ZIRALDO. Flicts. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2019.
LLUCH, Gemma. Análisis de narrativas infantiles e juveniles. Cuenca: Ediciones de la Universidad de Castilla-La Mancha, 2003.
MELLO, Roger. Entrevista. In: VEIGA, Patrícia Trudes da; MANCINI, Gabriella. Palavras e imagens de Roger Mello e Eva Furnari. Folha de S. Paulo, 07 ago. 2010, Folhinha. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/folhinha/779438-palavras-e- imagens-de-roger-mello-e-eva-furnari.shtml. Acesso em: 24 mar. 2021.
MORAES, Odilon. O projeto gráfico do livro infantil e juvenil. In: OLIVEIRA, Ieda de. O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. São Paulo: DLC, 2008.
NIKOLAJEVA, Maria; SCOTT, Carole. Livro ilustrado: palavras e imagens. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
OLIVEIRA, Haron Miguel Seehagen de. Trabalho de confecção de um livro de contos folclóricos eslavos ilustrado. 2014. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Design Gráfico) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
PINHEIRO, Marta Passos; TOLENTINO, Jéssica Mariana Andrade. O papel do projeto gráfico na construção narrativa de livros de literatura infantil contemporâneos. Manuscrítica: Revista de Crítica Genética, [S. l.], n. 37, p. 39-53, 2019. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/manuscritica/article/view/177960.
Acesso em: 24 mar. 2021.
RAMPAZO, Alexandre. Pinóquio: o livro das pequenas verdades. São Paulo: Boitatá, 2019.
RAMPAZO, Alexandre. Livro híbrido: objeto, palavra, imagem. Revista FronteiraZ, n. 24, 2020a. Disponível em:
https://revistas.pucsp.br/index.php/fronteiraz/article/view/49393. Acesso em: 18 jan. 2021.
RAMPAZO, Alexandre. A materialidade do livro como elemento da narrativa. Revista FronteiraZ, n. 24, 2020b. Disponível em:
https://revistas.pucsp.br/index.php/fronteiraz/article/view/49394. Acesso em: 18 jan, 2020.
RAMPAZO, Alexandre. O livro-objeto: rompendo a 4o parede e incluindo o leitor. Revista FronteiraZ, n. 24, 2020c. Disponível em:https://revistas.pucsp.br/index.php/fronteiraz/article/view/49395. Acesso em: 18 jan. 2020.
RAMPAZO, Alexandre. A releitura do clássico e a intensificação da experiência narrativa. Revista FronteiraZ, n. 24, 2020d. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/fronteiraz/article/view/49396. Acesso em: 18 jan. 2020.
RAMOS, Ana Margarida. Desafios da leitura do livro ilustrado pós-moderno: Formar melhores leitores cada vez mais cedo. Sede de Ler, v. 5, n. 1, p. 5-8, 21 out. 2020.
ZILBERMAN, Regina. Como e por que ler a literatura infantil brasileira. Rio de Janeiro: Objetiva, 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista Leia Escola
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.