A MATERIALIDADE DO LIVRO CIGANOS E PROPOSTAS DE LEITURAS
Abstract
Este artigo tem como objetivo analisar a materialidade do livro Ciganos, autoria de Bartolomeu Campos de Queirós e projeto gráfico de Paulo Bernardo Vaz, editado pela Miguilim em 1997 (10a edição). Parte-se
da conscientização da autoria múltipla deste tipo de publicação, valorizando-se mediadores da produção dos livros, tais como ilustradores, designers, editores, dentre outros. Apresentamos a obra como objeto multimodal
de qualidade, legitimada pela crítica por meio
de prêmios e com classificação explícita em ficha catalográfica como literatura infantojuvenil. Fundamentamos esta análise e a proposta pedagógica dela decorrente na Pedagogia dos Multiletramentos (COPE e KALANTZIS, 2000), além de outros estudiosos da área. Para a interpretação dos elementos da cultura cigana apresentados nas imagens da edição, buscamos a mesma fonte informada pelo designer, ou seja, o livro
Tradições ocultas dos ciganos (DERLON, 1975).
Downloads
References
AZEVEDO, Ricardo. Texto e imagem: diálogos e linguagens dentro do livro. In: SERRA, Elizabeth D’Angelo (Org.). 30 anos de literatura para crianças e jovens: algumas histórias. Campinas: Mercado das Letras, 1998. p. 105-112
AZEVEDO, Ricardo. Aspectos instigantes da literatura infantil e juvenil. In: OLIVEIRA, Ieda de (Org.). O que é qualidade em literatura infantil e juvenil. Com a palavra o escritor. São Paulo: DCL, 2005.
COPE, David and KALANTZIS, Mary. (Eds.) Multiliteracies. Literacy learning and the design of social futures. London and New York, Routledge, 2000.
CORRÊA, Hércules T. Tempos e espaços culturais: diferenças na produção e efeitos sobre a recepção (Estudos sobre Indez e A guerra dos botões). 2012. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte – MG.
CORRÊA, Hércules T. Memória à flor da pele: a escrita da memória de Bartolomeu Campos de Queirós ou Bartolomeu Campos de Queirós: em busca da infância perdida. In: ROSA, Cristina Maria. (Org.) Escritas, leitores e história da leitura. Pelotas: UFPel, 2012. p. 87-112.
DERLON, Pierre. Tradições ocultas dos ciganos. São Paulo: Difel, 1975.
DIONÍSIO, Maria de Lourdes. Comunidade de leitores. In: Glossário CEALE. http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/comunidades-de-leitores Acesso em 05 de jan. 2021.
ECO, Umberto. Lector in Fabula. A cooperação interpretativa nos textos narrativos. São Paulo: Perspectiva, [1979] 1986.
GARCEZ, Lucília Helena do Carmo. A construção social da leitura. In: Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, no 5. Brasília, março de 2000. p. 5-7
GOMES, Calos Magno. A recepção multimodal do texto literário. Revista do GEL, v.16, n. 2, p. 80-94, 2019. Disponível em: https:// revistadogel.gel.org.br/ Acesso em 05 de jan. de 2021.
HENDEL, Richard. O design do livro. Cotia, São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.
KRESS, Gunther. Multimodality. In: COPE, David and KALANTZIS, Mary. (Eds.) Multiliteracies. Literacy learning and the design of social futures. London and New York, Routledge, 2000. p. 182-202.
LACERDA, Maíra Gonçalves. Design na leitura: uma possibilidade de mediação entre o jovem e a leitura literária. 2013. 210 f. Dissertação (Mestrado em Design), PUC-Rio, Rio de Janeiro, 2013.
LIMA, Ebe Maria de. Literatura sem fronteiras: uma leitura da obra de Bartolomeu Campos Queirós. Belo Horizonte: Miguilim, 1998.
MORAES, Odilon. O projeto gráfico do livro infantil e juvenil. In: OLIVEIRA, I. de (Org.). O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil : com a palavra o ilustrador. São Paulo: DCL, 2008.
NAVAS, Diana. A expansão dos sentidos a partir da materialidade do livro: leituras de Aos 7 e aos 40, de João Anzanello Carrascoza. In: Miscelânea, Assis, v. 27, jan.-jun. 2020. p. 65-76 Disponível em:
https://seer.assis.unesp.br/index.php/miscelanea/article/view/1896/1541 Acesso em 05 de jan. 2021.
PERES, Ana Maria Clark. O infantil na literatura: uma questão de estilo. Belo Horizonte: Miguilim/FALE-UFMG, 1999.
QUEIRÓS, Bartolomeu Campos de. Manifesto por um Brasil literário. In: ABREU, Júlio (Org.). Sobre ler, escrever e outros diálogos. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. p.117-119.
ROUXEL, Annie. Práticas de leitura: quais rumos para favorecer a expressão do sujeito leitor? Cad. Pesqui. [online]. 2012, vol.42, n.145, p. 272-283. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/cp/v42n145/15.pdf Acesso em 25 de janeiro de 2021.
ROUXEL, Annie. Aspectos metodológicos do ensino de literatura. In: DALVI, M. et al. (org.). Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013. p. 17-33.
ROJO, Roxane e MOURA, Eduardo (Orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012.
THE NEW LONDON GROUP. A Pedagogy of Multiliteracies. Designing social futures. In: COPE, David and KALANTZIS, Mary. (Eds.) Multiliteracies. Literacy learning and the design of social futures. London and New York, Routledge, 2000. p. 9-37.
Downloads
Published
How to Cite
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista Leia Escola
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.