A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE LETRAS:
UMA BREVE ANÁLISE DOS CURRÍCULOS DAS FACULDADES DE CURITIBA
Abstract
O presente artigo investiga como o conteúdo voltado ao uso das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTICs) está contemplado na formação inicial do profissional de Letras (e suas habilitações), em suas matrizes curriculares, dos cursos presenciais das Faculdades e Universidades de Curitiba-PR. Para este intento, analisamos as matrizes curriculares dos cursos de Letras das Faculdades e das Universidades: FAE, FAMA, USC, PUC-PR, UFPR, UNIANDRADE e UTFPR-CT. A finalidade desta investigação é verificar de que modo os currículos das instituições superiores pesquisadas abordam as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTICs) na formação docente para o trabalho na educação básica, exigidos pelo modelo vigente, em que a tecnologia deve ser uma parceira. A metodologia empregada neste estudo foi a pesquisa exploratória e descritiva, com levantamento bibliográfico e documental (LAKATOS; MARCONI, 2011) e os pressupostos teóricos se baseiam em Rüdiger (2009); Sodré (2002); Moraes (1997); Gallo (2003); Freitas (2009); entre outros.
Downloads
References
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Curricular Comum – Área de Linguagens e suas tecnologias. Brasília, 2018.
FREITAS, R. A. M. da M. A crítica à modernidade, a educação e a didática. A contribuição de Boaventura de Sousa Santos. Campinas: Editora Alínea, 2009.
GALLO, S. Deleuze e a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
LINS, T.M.; BOSCARIOLI, C. A tecnologia nas licenciaturas em Letras Português/Inglês das Universidades Públicas Paranaenses: uma análise documental. Revista Alamedas. v.7, n. 1, 2019.
PIMENTA, Selma Garrido et. al. A construção da didática no GT Didática – análise de seus referenciais. Revista Brasileira de Educação v. 18 n. 52 jan.-mar. 2013.
RÜDIGER, F. As teorias da Cibercultura: perspectivas, questões e autores. Porto Alegre: Sulina, 2013.
SODRÉ, M. Antropológica do espelho: Uma teoria da comunicação linear e em rede. Petrópolis: Vozes, 2002.
VEEN, Wim; VRAKKING, Ben. Homo Zappiens: educando na era digital. Porto Alegre: Artmed, 2009.
WEISCZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. 3. ed. São Paulo: Ática, 2018.
https://fae.edu/cursos/66723441/letras+portugues+e+ingles.htm – acesso em novembro de 2019.¬
https://unisantacruz.edu.br/letras/ – acesso em novembro de 2019.
https://facese.edu.br/graduacao/n-a/licenciatura-em-letras – acesso em novembro de 2019.
https://www.pucpr.br/cursos-graduacao/letras-portugues-ingles/ – acesso em novembro de 2019.
https://uniandrade.br/cursos_ead/letras-portuguesliteratura/ – acesso em novembro de 2019.
http://portal.utfpr.edu.br/cursos/graduacao/licenciatura/licenciatura-em-letras-portugues – acesso em novembro de 2019.
http://www.humanas.ufpr.br/portal/letras/graduacao/ - acesso em novembro de 2019.
Downloads
Published
How to Cite
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista Leia Escola
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.