DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA METATEXTUAL SOBRE A ESTRUTURA TÓPICA DO PARÁGRAFO

Authors

Keywords: Estrutura tópica., Parágrafo., Desenvolvimento metalinguístico, Escrita., Ensino.

Abstract

A organização tópica é um fenômeno integrante do conhecimento linguístico relacionado à distribuição das informações num texto. O principal objetivo desta pesquisa é oferecer uma abordagem didática para desenvolver a consciência metatextual nos alunos sobre a estrutura tópica do parágrafo argumentativo. Para alcançar esse objetivo, inicialmente, produziu-se uma unidade didática com atividades baseadas em operações metalinguísticas – identificação dos parâmetros, comparação entre estruturas bem e malformadas, produção e correção de falhas (GERHARDT, 2016) – e fornecimento de conhecimento metaestratégico relacionado aos processos da escrita. Em seguida, aplicou-se o material a alunos, para verificar o efeito da unidade didática na percepção da organização tópica, na produção textual e na experiência de usar a metodologia na sala de aula. Concluiu-se que a eficácia da unidade didática não pôde ser avaliada devido ao desengajamento dos alunos para realizar as operações metalinguísticas e empregar as estratégias de composição. A despeito desse desengajamento, argumenta-se que o desenvolvimento metacognitivo e metalinguístico deve ser implantado desde o início da vida escolar, pois se apresenta como uma proposta de ensino de língua focada no processo capaz de substituir o atual ensino de língua centrado no produto.

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Published

May 20, 2020

How to Cite

ALMEIDA, M. V. B. de . DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA METATEXTUAL SOBRE A ESTRUTURA TÓPICA DO PARÁGRAFO. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 20, n. 1, p. 157–175, 2020. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/2426. Acesso em: 21 nov. 2024.

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