JOGOS DIGITAIS DE ALFABETIZAÇÃO
UM PANORAMA PEDAGÓGICO DE ALGUMAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS BRASILEIRAS
Abstract
Este artigo realiza, a partir do recorte da pesquisa de mestrado, um levantamento de algumas produções acadêmicas brasileiras que abordam a temática dos jogos digitais de alfabetização, buscando problematizar as teorias de aprendizagem aplicadas ou não na sua elaboração. Os jogos analisados neste artigo demonstram a necessidade de uma intervenção interdisciplinar (FAZENDA, 2008) na produção, no desenvolvimento e na aplicação desse tipo de ferramenta, em especial no campo da alfabetização. Em alguns casos, as produções acadêmicas analisadas, embora apresentem avanços significativos, ainda carecem de maior debate, problematização e embasamento sobre as teorias pedagógicas e os processos educativos envolvidos nos jogos digitais de alfabetização.
Downloads
References
BASSO, Maik; KLISZCZ, Silvana; PARREIRA, Fábio J.; SILVEIRA, Renato S. Jogo educacional digital para auxílio à alfabetização utilizando redes neurais. Revista EducaOnline. Rio de Janeiro, v. 10, n. 2, p. 20-37, maio/ago. 2016.
CAFIERO, Delaine; COSCARELLI, Carla. Competências e habilidades na alfabetização: como construir uma matriz de desempenho para um jogo? Revista Língua Escrita. Belo Horizonte, n. 2, p. 88-96, dezembro. 2007. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/revista%20lingua%20escrita/LinguaEscrita_2.pdf. Acesso em: 18 out. 2019.
CAMILO, Cássio Oliveira; SILVA, João Carlos da. Mineração de dados: conceitos, tarefas, métodos e ferramentas. In: RELATÓRIO TÉCNICO DO INSTITUTO DE INFORMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS, ago. 2009.
COSCARELLI, Carla. Projeto ALADIM: jogos digitais e novas interfaces para alfabetização. Revista Triângulo. Uberaba, v. 6, n. 2, p. 4-15.
FAZENDA, Ivani (org.). O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FLEURY, Afonso; NAKANO, Davi; CORDEIRO, José Henrique Dell Osso (coord.). Mapeamento da Indústria Brasileira de Jogos Digitais. São Paulo: NPGT / Escola Politécnica / USP, 2014.
FOUCAMBERT, Jean. A leitura em questão. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
GUEDES, Paulo Coimbra; SOUZA, Jane Mari de. Leitura e escrita são tarefas da escola e não só do professor de português. In: NEVES, Iara Conceição Bitencourt (org.) Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. 9. ed. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2011. p. 19-24.
KARLINI, Diênifer; RIGO, José Sandro. ABCLINGO: integrando jogos sérios e mineração de dados educacionais no apoio ao letramento. In: XIII SBGAMES, 2014, Porto Alegre, Anais [...]. p. 1149-1152.
NÓBREGA-THERRIEN, Sílvia Maria; THERRIEN, Jacques. Trabalhos científicos e o Estado da Questão: reflexões teórico-metodológicas. Estudos em Avaliação Educacional, v. 15, n. 30, jul./dez., 2004. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/2148/2105. Acesso em: 30 maio 2020.
NÓBREGA-THERRIEN, Sílvia Maria; MENEZES, Eunice Andrade de Oliveira; LUZ, Carolina Nóbrega Sabóia. Estudos sobre pesquisa e reflexão na formação docente: o Estado da Questão. Revista de Educação, Ciência e Cultura - RECC, Canoas, v. 23, n. 2, p. 137-157, jul. 2018. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/4506/pdf. Acesso em: 31 maio 2020.
RIBEIRO, Andréa Lourdes. Aquisição da escrita na era virtual: incorporando os jogos digitais on-line. Domínios de Lingu@gem. Uberlândia, v. 6, n. 2, p. 111-127, 2012.
ROYES SCHARDOSIM, Chris; ALVES, Thiago Ribeiro. Alfabetização, literacia e letramento: diferentes conceitos de um caminho comum. LínguaTec, v. 4, p. 76-93, 2019.
ROYES SCHARDOSIM, Chris; FUSINATO, Suélen. Alfabetização: uma proposta interdisciplinar. Revista Querubim (On-line), v. 1, p. 97-103, 2017.
SOARES, Magda. Alfabetização no Brasil: o estado do conhecimento. Brasília: INEP/MEC, 1989.
YIH AN, Ding; SILVA, Cesar D. da; RIBEIRO, Danton M. G.; ROCHA, Perla B. R. da; MALTINTI, Caio; NUNES, Vanessa B.; FÁVERO, Rutinelli. Digita – um jogo educativo de apoio ao processo de alfabetização infantil. In: II CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 2013, São Paulo, Anais [...], p. 154-163.
Downloads
Published
How to Cite
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista Leia Escola
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.