CRENÇAS DE FUTUROS PROFESSORES SOBRE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

UM OLHAR SOBRE A VARIAÇÃO

Authors

Keywords: Variação linguística, Crenças, Pedagogia

Abstract

O presente trabalho analisa as crenças de alunos de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas, nas modalidades presencial e a distância (EaD) sobre variação linguística, a fim de comprovar a hipótese de que o tratamento da temática no curso seria superficial, o que poderia levar os estudantes a desenvolver crenças que acarretariam em atitudes equivocadas. Baseados no que pensam teóricos como Labov (2008), Faraco (2008), Bortoni-Ricardo (2008) e Santos (1996), a pesquisa realizada neste estudo caracteriza-se como quali-quantitativa, pois se trata de uma coleta de dados baseada no levantamento de opinião ou survey, obtida com base em respostas a questionários próprios para o tema. Como resultados, concluímos que a abordagem da variação linguística nos cursos de Pedagogia pode mesmo ser superficial, comprovando nossa hipótese inicial, fazendo com que os professores cultivem a crença da existência de uma única variedade correta, propagando uma noção equivocada da língua que deve ser combatida.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ALKMIN, Tânia M. Sociolingüística. In: MUSSALIN, F.; BENTES, A. C. (Orgs.). Introdução à lingüística. São Paulo: Cortez, 2004, p. 21-47.

ALVES, Maria do Rosário do Nascimento Ribeiro. O ensino de gramática nas séries iniciais. In: BORTONI-RICARDO, S.M; MACHADO, V.R. (org.) Os doze trabalhos de Hércules: do oral para o escrito. São Paulo: Parábola, 2013, p. 11-30.

AMARAL, Amadeu. O dialeto caipira. Gramática – vocabulário. São Paulo: Anhembi, 1955.

BASSO, Renato Miguel; GONÇALVES, Rodrigo Tadeu. História concisa da Língua Portuguesa. Petrópolis-RJ: Vozes, 2014.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Nós cheguemu na escola, e agora: sociolinguística & educação. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2009 (2004).

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Do campo para a cidade: estudo sociolinguístico de migração e redes sociais. São Paulo: Parábola Editorial, 2011 (1985).

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. SOUSA, Maria Alice Fernandes de. Falar, ler e escrever em sala de aula: do período pós-alfabetização ao 5ª ano. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

CALVET, Louis-Jean. Sociolinguística: uma introdução crítica. 3. ed. São Paulo: Parábola, 2007 (2002).

CAMACHO, Roberto Gomes. A variação linguística. In: SÃO PAULO. Secretaria de Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. Subsídios à Proposta Curricular de Língua Portuguesa para os 1º e 2º graus: coletânea de textos, São Paulo: SE/CENP, v. 1, 53-9, p.29-41, 1988.

CASTILHO, Ataliba T. de. Nova gramática da língua portuguesa. São Paulo: Contexto, 2010.

CYRANKA, Lucia. Sociolinguística aplicada à educação. In: MOLLICA, M.C.; FERRAREZI-JR, C. (orgs). Sociolinguística, sociolinguísticas: uma introdução. São Paulo: Editora Contexto, 2016, p. 167-176.

FARACO, Carlos Alberto. Norma culta brasileira: desatando alguns nós. São Paulo, Parábola Editorial, 2008.

LABOV, William. Padrões sociolinguísticos. São Paulo: Parábola Editorial, 2008 (1972).

OLIVEIRA, Eliane Vitorino de Moura; RODRIGUES, Alana Araújo. A Representação da Variedade Rural em Novelas Televisivas: Caricatura ou Representatividade? In: STORTO, L.J.; TULLIO, C.M; BURGO, V.H. (orgs.) Luz, câmera e análise. Londrina/PR: Syntagma, 2020. PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. Manual de pesquisa em estudos linguísticos. São Paulo: Parábola, 2019.

POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. Mercado de Letras: São Paulo, 1996.

SANTOS, Emmanoel dos. Certo ou errado? Atitudes e crenças no ensino da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Graphia, 1996.

Published

April 6, 2024

How to Cite

OLIVEIRA , E. V. de M. .; FERREIRA, E. . CRENÇAS DE FUTUROS PROFESSORES SOBRE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM OLHAR SOBRE A VARIAÇÃO . Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 21, n. 4, p. 29–48, 2024. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/2319. Acesso em: 24 nov. 2024.

Section

Dossiê