CRENÇAS DE FUTUROS PROFESSORES SOBRE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
UM OLHAR SOBRE A VARIAÇÃO
Abstract
O presente trabalho analisa as crenças de alunos de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas, nas modalidades presencial e a distância (EaD) sobre variação linguística, a fim de comprovar a hipótese de que o tratamento da temática no curso seria superficial, o que poderia levar os estudantes a desenvolver crenças que acarretariam em atitudes equivocadas. Baseados no que pensam teóricos como Labov (2008), Faraco (2008), Bortoni-Ricardo (2008) e Santos (1996), a pesquisa realizada neste estudo caracteriza-se como quali-quantitativa, pois se trata de uma coleta de dados baseada no levantamento de opinião ou survey, obtida com base em respostas a questionários próprios para o tema. Como resultados, concluímos que a abordagem da variação linguística nos cursos de Pedagogia pode mesmo ser superficial, comprovando nossa hipótese inicial, fazendo com que os professores cultivem a crença da existência de uma única variedade correta, propagando uma noção equivocada da língua que deve ser combatida.
Downloads
References
ALKMIN, Tânia M. Sociolingüística. In: MUSSALIN, F.; BENTES, A. C. (Orgs.). Introdução à lingüística. São Paulo: Cortez, 2004, p. 21-47.
ALVES, Maria do Rosário do Nascimento Ribeiro. O ensino de gramática nas séries iniciais. In: BORTONI-RICARDO, S.M; MACHADO, V.R. (org.) Os doze trabalhos de Hércules: do oral para o escrito. São Paulo: Parábola, 2013, p. 11-30.
AMARAL, Amadeu. O dialeto caipira. Gramática – vocabulário. São Paulo: Anhembi, 1955.
BASSO, Renato Miguel; GONÇALVES, Rodrigo Tadeu. História concisa da Língua Portuguesa. Petrópolis-RJ: Vozes, 2014.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Nós cheguemu na escola, e agora: sociolinguística & educação. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2009 (2004).
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Do campo para a cidade: estudo sociolinguístico de migração e redes sociais. São Paulo: Parábola Editorial, 2011 (1985).
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. SOUSA, Maria Alice Fernandes de. Falar, ler e escrever em sala de aula: do período pós-alfabetização ao 5ª ano. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
CALVET, Louis-Jean. Sociolinguística: uma introdução crítica. 3. ed. São Paulo: Parábola, 2007 (2002).
CAMACHO, Roberto Gomes. A variação linguística. In: SÃO PAULO. Secretaria de Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. Subsídios à Proposta Curricular de Língua Portuguesa para os 1º e 2º graus: coletânea de textos, São Paulo: SE/CENP, v. 1, 53-9, p.29-41, 1988.
CASTILHO, Ataliba T. de. Nova gramática da língua portuguesa. São Paulo: Contexto, 2010.
CYRANKA, Lucia. Sociolinguística aplicada à educação. In: MOLLICA, M.C.; FERRAREZI-JR, C. (orgs). Sociolinguística, sociolinguísticas: uma introdução. São Paulo: Editora Contexto, 2016, p. 167-176.
FARACO, Carlos Alberto. Norma culta brasileira: desatando alguns nós. São Paulo, Parábola Editorial, 2008.
LABOV, William. Padrões sociolinguísticos. São Paulo: Parábola Editorial, 2008 (1972).
OLIVEIRA, Eliane Vitorino de Moura; RODRIGUES, Alana Araújo. A Representação da Variedade Rural em Novelas Televisivas: Caricatura ou Representatividade? In: STORTO, L.J.; TULLIO, C.M; BURGO, V.H. (orgs.) Luz, câmera e análise. Londrina/PR: Syntagma, 2020. PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. Manual de pesquisa em estudos linguísticos. São Paulo: Parábola, 2019.
POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. Mercado de Letras: São Paulo, 1996.
SANTOS, Emmanoel dos. Certo ou errado? Atitudes e crenças no ensino da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Graphia, 1996.
Downloads
Published
How to Cite
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista Leia Escola
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.