CRENÇAS DE FUTUROS PROFESSORES SOBRE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

UM OLHAR SOBRE A VARIAÇÃO

Autores/as

Palabras clave: Variação linguística, Crenças, Pedagogia

Resumen

O presente trabalho analisa as crenças de alunos de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas, nas modalidades presencial e a distância (EaD) sobre variação linguística, a fim de comprovar a hipótese de que o tratamento da temática no curso seria superficial, o que poderia levar os estudantes a desenvolver crenças que acarretariam em atitudes equivocadas. Baseados no que pensam teóricos como Labov (2008), Faraco (2008), Bortoni-Ricardo (2008) e Santos (1996), a pesquisa realizada neste estudo caracteriza-se como quali-quantitativa, pois se trata de uma coleta de dados baseada no levantamento de opinião ou survey, obtida com base em respostas a questionários próprios para o tema. Como resultados, concluímos que a abordagem da variação linguística nos cursos de Pedagogia pode mesmo ser superficial, comprovando nossa hipótese inicial, fazendo com que os professores cultivem a crença da existência de uma única variedade correta, propagando uma noção equivocada da língua que deve ser combatida.

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Publicado

abril 6, 2024

Cómo citar

OLIVEIRA , E. V. de M. .; FERREIRA, E. . CRENÇAS DE FUTUROS PROFESSORES SOBRE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM OLHAR SOBRE A VARIAÇÃO . Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 21, n. 4, p. 29–48, 2024. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/2319. Acesso em: 22 jul. 2024.

Sección

Dossiê