REVISITANDO A RELAÇÃO ENTRE TEXTO, CONTEXTO E GÊNERO

UMA ANÁLISE DO DOCUMENTO “ENTREVISTA DE PELÉ”

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10302326
Keywords: Texto., Gênero textual, Contexto, Interacionismo Sociodiscursivo

Abstract

Este trabalho apresenta uma abordagem sociodiscursiva do documento que no âmbito do grupo HISTEL chamamos de “Entrevista de Pelé” e que constitui o objeto empírico de análise de todos os artigos desta publicação. Na nossa proposta, o documento é analisado considerando o texto enquanto objeto semiótico complexo, aberto e dinâmico (Bernárdez, 1995; Miranda, 2010) e adotando o percurso metodológico descendente assumido pelo Interacionismo Sociodiscursivo (Bronckart 1997, 2008), a partir da definição de Voloshinov ([1929] 2009). Este percurso implica iniciar a análise observando as práticas sociais e os contextos que dão origem aos textos, para depois analisar os elementos (semio)linguísticos que os conformam. Neste caso, partimos de um “texto” que está constituído por fragmentos de outros textos anteriores, através de um processo de edição e colagem, de maneira que foi preciso realizar um procedimento de reconstrução de um caminho de produção textual complexo, que pôs em relação diferentes fragmentos de textos, produzidos em momentos históricos diversos. A análise que propomos neste trabalho permite refletir, então, sobre o contexto situacional e o contexto socio-histórico de produção de textos editados; e, além disso, discutir problemas de identificação e caracterização do gênero textual implicados no processo de construção de textos editados.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ADAM, J-M. Plano de texto. In: Charaudeau, P.; Maingueneau, D. Dicionário da Análise do Discurso. São Paulo: Contexto, 2004.

BELL, J. Cómo hacer tu primer trabajo de investigación. Barcelona: Gedisa, 2002.

BERNÁRDEZ, E. Teoría y epistemología del texto. Madrid: Cátedra, 1995.

BRONCKART, J.-P. Activité langagière, textes et discours. Pour un interactionisme socio-discursif. Lausanne: Delachaux et Niestlé, 1997.

BRONCKART, J.-P. Genres de textes, types de discours et « degrés » de langue. Hommage à François Rastier. Texto! vol. XIII, 1. Disponível em: http://www.revue-texto.net/docannexe/file/86/bronckart_rastier.pdf, 2008.

BRONCKART, J.-P. Les genres de textes et leur contribution au développement psychologique. Langages. S.L., v.153, p. 98-108, 2004.

FAUSTO, B. História do Brasil. São Paulo: EDUSP, 1999.

GENETTE, G. Palimpsestes. Paris: Seuil, 1982.

MACHADO, A.R. A perspectiva interacionista sociodiscursiva de Bronckart. In: MEURER J. ;s BONINI, A. ; MOTTA-ROTH, D. (orgs.). Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola Editorial, 2005. p. 237-259.

MIRANDA, F. Los géneros: una perspectiva interaccionista. In: SHIRO, M.; CHARAUDEAU, P.; GRANATO, L. (eds.). Los géneros discursivos desde múltiples perspectivas: teorías y análisis. Madrid/Frankfurt: Iberoamericana / Vervuert, p. 69-86, 2012.

MIRANDA, F. Textos e géneros em diálogo. Uma abordagem linguística da intertextualização. Lisboa: FCG/FCT, 2010.

MORIN, E. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand, 2002.

SCHNEUWLY, B. Genres et types de discours: considérations psychologiques et ontogénétiques In: REUTER, Y. (org.). Les interactions lecture-écriture. Berne: Peter Lang, 1998. p. 155-173.

TOSH, J. A busca da história. Objetivos, métodos e as tendências no estudo da história moderna. Petrópolis: Ed. Vozes, 2011.

VOLOSHINOV, V. N. El marxismo y la filosofía del lenguaje. Buenos Aires: Godot, [1929] 2009.

Published

December 9, 2023

How to Cite

MIRANDA, F.; BUSSOLA, D. REVISITANDO A RELAÇÃO ENTRE TEXTO, CONTEXTO E GÊNERO: UMA ANÁLISE DO DOCUMENTO “ENTREVISTA DE PELÉ”. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 23, n. 4, p. 4–21, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.10302326. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/2041. Acesso em: 23 nov. 2024.

Section

Dossiê