TENDÊNCIAS ENUNCIATIVAS E DISCURSIVAS NA DISCIPLINARIZAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10529500
Palavras-chave: Língua portuguesa, Teorias linguísticas, Didatização, Livro didático

Resumo

O estudo discute as nuances do escopo teórico enunciativo-discursivo e sua influência na contemporaneidade do ensino da língua portuguesa, a partir da formulação de objetos de ensino por autores de livros didáticos de português, em sua filiação a campos de estudos linguísticos pós-estruturalistas. Na análise, observa-se a transposição e recontextualização didática de saberes de referência de duas principais linhas de análise do discurso, no contexto brasileiro, Análise do discurso e Análise dialógica do discurso. Na tentativa de aplicação de conceitos teóricos, nota-se mudança de paradigma na constituição da disciplina e de sua história, originada nas políticas linguísticas e instruções oficiais em que objetos, objetivos e metodologias de ensino buscam adequação a princípios epistemológicos de perspectivas enunciativas e discursivas.  

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Publicado em

18 de janeiro de 2024

Como Citar

PEREIRA, S. V. M.; LIMA, R. V. de A. TENDÊNCIAS ENUNCIATIVAS E DISCURSIVAS NA DISCIPLINARIZAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 23, n. 5, p. 37–58, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.10529500. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/970. Acesso em: 29 abr. 2024.

Seção

Fluxo contínuo