POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DO LEITOR:

ANÁLISE DO EIXO DE LITERATURA DO PROGRAMA APRENDIZAGEM NA IDADE CERTA (MAIS PAIC)

Autores

  • Elis Larisse Santos Gonçalves Universidade Estadual do Ceará
Palavras-chave: Literatura. Formação do Leitor. Mais Paic.

Resumo

O foco investigativo deste artigo é analisar a estrutura teórico-metodológica do eixo de Literatura e Formação do Leitor utilizada nos anos finais do Ensino Fundamental no âmbito do Programa Aprendizagem na Idade Certa (Mais Paic), pois nos interessa refletir acerca da relevância concedida à leitura literária nessa política pública educacional do Ceará. Desse modo, realizamos uma pesquisa bibliográfica, estabelecendo o diálogo entre os pressupostos do Programa e as concepções acerca da literatura apresentadas por Compagnon (2009), bem como acerca das concepções teóricas desenvolvidas por Koch (2015). As análises indicam que o Programa aposta na literatura como uma arte de poder humanizador e necessária para a formação ampla dos educandos, bem como aponta para a necessidade de um reposicionamento da literatura no âmbito escolar, que passa a ser abordada, a partir do Mais Paic, como fonte de fruição e apreciação estética, e não como
uma obrigação escolar.

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Referências

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Publicado em

30 de dezembro de 2012

Como Citar

GONÇALVES, E. L. S. . POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DO LEITOR:: ANÁLISE DO EIXO DE LITERATURA DO PROGRAMA APRENDIZAGEM NA IDADE CERTA (MAIS PAIC). Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 21, n. 3, p. 111–121, 2012. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/4581. Acesso em: 6 jan. 2025.

Seção

Dossiê