LEITURA EXPANDIDA:
A LITERATURA COMO PONTE EM AÇÕES REALIZADAS EM ÁREAS E SITUAÇÕES PERIFÉRICAS
Resumo
O artigo busca compreender a concepção de leitura desdobrada segundo oito experiências fomentadoras de
comunidades leitoras em diferentes locais do Brasil: MG, SP, RS, PB e DF. São todas iniciativas extraescolares previamente agraciadas com o prêmio Vivaleitura, outorgado até 2016 pelo governo federal. Para incentivar a leitura de literatura junto a públicos não familiarizados com esta, as iniciativas pesquisadas se vinculam a objetivos que levam em conta aspectos sociais e de fortalecimento da subjetividade das pessoas atendidas. O artigo procura entender as propostas segundo uma noção da leitura como prática social encarnada em diferentes contextos e, para isso, serão
apresentadas motivações e ações realizadas pelos/as proponentes para atingir os objetivos de cada projeto. As práticas observadas são associadas a conceitos de
leitura literária (PAULINO, COSSON) e aos temas do direito à literatura (CÂNDIDO, MONTES) e da mediação de leitura (PETIT).
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Referências
CÂNDIDO, A. “O direito à literatura”. In Vários escritos. CANDIDO, A. 6.ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2017, p. 169-191.
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Páginas eletrônicas
Plano Nacional do Livro e Leitura. Disponível em <http://snbp.cultura.gov.br/pnll/>. Consulta em 18/03/2021 [Site do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas]
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