LEITURA EXPANDIDA:

A LITERATURA COMO PONTE EM AÇÕES REALIZADAS EM ÁREAS E SITUAÇÕES PERIFÉRICAS

Autores

  • Bianca Magela Melo Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-chave: Leitura. Comunidade leitora. Letramento literário. Direito à literatura. Vivaleitura

Resumo

O artigo busca compreender a concepção de leitura desdobrada segundo oito experiências fomentadoras de
comunidades leitoras em diferentes locais do Brasil: MG, SP, RS, PB e DF. São todas iniciativas extraescolares previamente agraciadas com o prêmio Vivaleitura, outorgado até 2016 pelo governo federal. Para incentivar a leitura de literatura junto a públicos não familiarizados com esta, as iniciativas pesquisadas se vinculam a objetivos que levam em conta aspectos sociais e de fortalecimento da subjetividade das pessoas atendidas. O artigo procura entender as propostas segundo uma noção da leitura como prática social encarnada em diferentes contextos e, para isso, serão
apresentadas motivações e ações realizadas pelos/as proponentes para atingir os objetivos de cada projeto. As práticas observadas são associadas a conceitos de
leitura literária (PAULINO, COSSON) e aos temas do direito à literatura (CÂNDIDO, MONTES) e da mediação de leitura (PETIT).

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Referências

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Páginas eletrônicas

Plano Nacional do Livro e Leitura. Disponível em <http://snbp.cultura.gov.br/pnll/>. Consulta em 18/03/2021 [Site do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas]

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Publicado em

30 de dezembro de 2012

Como Citar

MELO, B. M. . LEITURA EXPANDIDA:: A LITERATURA COMO PONTE EM AÇÕES REALIZADAS EM ÁREAS E SITUAÇÕES PERIFÉRICAS. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 21, n. 3, p. 92–110, 2012. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/4580. Acesso em: 6 jan. 2025.

Seção

Dossiê