A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE LETRAS:

UMA BREVE ANÁLISE DOS CURRÍCULOS DAS FACULDADES DE CURITIBA

Autores

  • Alice Atsuko Matsuda Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Luciane Marlova Fontanela Puhler SESI - Departamento Regional do Estado do Paraná
Palavras-chave: Tecnologias digitais. Formação do Professor. Currículo Escolar

Resumo

O presente artigo investiga como o conteúdo voltado ao uso das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTICs) está contemplado na formação inicial do profissional de Letras (e suas habilitações), em suas matrizes curriculares, dos cursos presenciais das Faculdades e Universidades de Curitiba-PR. Para este intento, analisamos as matrizes curriculares dos cursos de Letras das Faculdades e das Universidades: FAE, FAMA, USC, PUC-PR, UFPR, UNIANDRADE e UTFPR-CT. A finalidade desta investigação é verificar de que modo os currículos das instituições superiores pesquisadas abordam as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTICs) na formação docente para o trabalho na educação básica, exigidos pelo modelo vigente, em que a tecnologia deve ser uma parceira. A metodologia empregada neste estudo foi a pesquisa exploratória e descritiva, com levantamento bibliográfico e documental (LAKATOS; MARCONI, 2011) e os pressupostos teóricos se baseiam em Rüdiger (2009); Sodré (2002); Moraes (1997); Gallo (2003); Freitas (2009); entre outros.

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Referências

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Publicado em

8 de novembro de 2024

Como Citar

MATSUDA, A. A. .; PUHLER, L. M. F. . A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE LETRAS: : UMA BREVE ANÁLISE DOS CURRÍCULOS DAS FACULDADES DE CURITIBA. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 20, n. 3, p. 25–37, 2024. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/3447. Acesso em: 22 dez. 2024.

Seção

Dossiê