INSERÇÃO DE ATIVIDADES COMO EFEITO DA AVALIAÇÃO EXTERNA NA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.13696266
Palavras-chave: Avaliação externa., Trabalho docente., Efeito retroativo., Ensino de Língua Portuguesa.

Resumo

Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa em fase de conclusão acerca dos impactos de avaliações externas no ensino de leitura em escolas da rede pública estadual da Paraíba (Brasil) e visa investigar a principal forma de manifestação da interferência dessa avaliação na prática de ensino de Língua Portuguesa (LP) de professores/as do Ensino Fundamental - Anos Finais (EF - AF). Teoricamente, adotamos como pressupostos estudos sobre avaliação da aprendizagem, instrumentos e formas de avaliação e trabalho docente. Metodologicamente, tomamos como exemplos de dados fragmentos de falas representativas de docentes de LP de oito escolas da rede pública estadual de uma região do Estado da Paraíba. Para tanto, desenvolvemos uma metodologia de análise de base interpretativista na Linguística Aplicada (LA), a partir de uma abordagem linguístico-discursiva dos dados. Os resultados e as considerações do estudo apontaram para uma manifestação da avaliação externa na prática escolar que se dá pela inclusão de atividades em função do resultado positivo dos testes externos, por meio da imposição de redirecionamento de tarefas e aulas pontuais de leitura como forma de garantir o sucesso próximo ao período de realização de novos testes.

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Biografia do Autor

Erick Breno de Jesus Oliveira Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Graduado em Letras - Língua Portuguesa e Língua Francesa pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Mestrando em Linguagem e Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campina Grande, Paraíba, Brasil.

Edmilson Luiz Rafael, Universidade Federal de Campina Grande

Doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campina Grande, Paraíba, Brasil.

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Publicado em

5 de setembro de 2024

Como Citar

SILVA, E. B. de J. O.; RAFAEL, E. L. . INSERÇÃO DE ATIVIDADES COMO EFEITO DA AVALIAÇÃO EXTERNA NA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 24, n. 5, p. 03–22, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.13696266. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/2899. Acesso em: 7 out. 2024.

Seção

Fluxo contínuo