ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA NA CONTEMPORANEIDADE

NOVAS IMPLICAÇÕES NO ÂMBITO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autores

  • Aline Pereira Sousa Universidade Estadual do Ceará
  • Aluíza Alves de Araújo Universidade Estadual do Ceará
Palavras-chave: Multiletramentos, Multimodalidade, Letramento digital, Ensino de Língua Estrangeira

Resumo

As novas formas de comunicação e interação que surgiram nas últimas décadas podem ser de grande valia para o ensino de língua estrangeira. Assim, acredita-se que uma prática pedagógica que englobe a multiculturalidade presente nas sociedades atuais possa favorecer um ensino mais interdisciplinar e, consequentemente, mais contextualizado. Contudo, admite-se que o contexto formal e regular de ensino e a formação docente podem não ser, muitas vezes, aliados. Conclui-se que, de fato, existem desafios que precisam ser superados para a implementação de novas abordagens no ensino de LE que favoreçam o posicionamento crítico do estudante. Todavia, defende-se a necessidade de tentar enfrentá-los de forma analítica e consciente ao longo da carreira acadêmica: um bom professor não é aquele que sabe mais, mas o que está em constante formação e não perde do seu horizonte o compromisso com o ensino responsável e responsivo.

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Publicado em

20 de maio de 2020

Como Citar

SOUSA, A. P.; ARAÚJO, A. A. de . ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA NA CONTEMPORANEIDADE: NOVAS IMPLICAÇÕES NO ÂMBITO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 20, n. 1, p. 189–199, 2020. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/2566. Acesso em: 22 dez. 2024.

Seção

Artigos