TRAÇOS E LETRAS DELAS: O LIVRO ILUSTRADO DE AUTORIA FEMININA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.11261454
Palavras-chave: livro ilustrado, autoria feminina, ilustradoras

Resumo

Atualmente, o livro infantil apresenta-se como um espaço constituído por elementos das linguagens de texto, de imagem e de projeto gráfico, resultado do acúmulo de transformações em sua feitura e do estabelecimento de sua configuração como artefato cultural (Ramos, 2011).  No entanto, para além da constatação dessas mudanças, ainda é lacunar a elaboração de estudos sobre a produção de autoria dupla feminina, de ilustradoras, uma vez que estamos em plena construção e sistematização de conceitos e procedimentos sobre o livro ilustrado. Nesse sentido, o presente dossiê propôs reunir artigos oriundos de pesquisas que versaram sobre a produção de autoras ilustradoras das duas primeiras décadas do século XXI, considerando uma abordagem estética e sociológica para estudos sobre marcos históricos, relações entre produção editorial e mercado (Moraes, Hanning e Paraguassu, 2012), e, da mesma forma, estudos que versassem sobre abordagens e estratégias para leitura das obras, e, por fim, estudos que buscaram analisar elementos plásticos e narrativos que possam delinear os estilos das autoras ilustradoras de livros ilustrados com ou sem texto, também conhecidos como livro imagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

MORAES, Odilon, HANNING, Rona e PARAGUASSU, Maurício. Traço e Prosa: entrevista com ilustradores de livros infantojuvenis. São Paulo: Cosac & Naify: 2012.

RAMOS, Graça. A imagem nos livros infantis: caminhos para ler o texto visual. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

Downloads

Publicado em

20 de dezembro de 2023

Como Citar

GAVILAN, C. .; KEFALAS, E. .; TAVARES, M. . TRAÇOS E LETRAS DELAS: O LIVRO ILUSTRADO DE AUTORIA FEMININA . Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 23, n. 3, p. 1–4, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.11261454. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/2502. Acesso em: 5 nov. 2024.

Seção

Apresentação