POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DE FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO DE TEXTOS LITERÁRIOS A PARTIR DE UM JOGO DIGITAL PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Rodrigo Alves dos Santos Doutor em Educação pela FaE/UFMG. Professor de Língua Portuguesa, Literatura e Cultura do Departamento de Formação Geral do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – https://orcid.org/0009-0007-9863-6507
Palavras-chave: Formação de leitores, Promoção de letramento, Jogos digitais, Ensino médio

Resumo

O objetivo central deste texto é apresentar possibilidades de intervenção pedagógica do professor de Língua Portuguesa formador de leitores críticos de textos literários, a partir de um jogo digital desenvolvido para colocar o estudante do Ensino Médio em contato com a produção literária e artefatos culturais relacionados ao poeta Ferreira Gullar, um dos mais representativos autores nacionais do século XX. Ao apresentarmos o jogo em causa e as opções feitas na sua construção, buscamos apontar o quão central é o papel do professor na promoção dos letramentos, vislumbrando possibilidades de aproximação entre a cultura literária e as tecnologias de informação e comunicação.

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Publicado em

20 de maio de 2020

Como Citar

SANTOS, R. A. dos . POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DE FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO DE TEXTOS LITERÁRIOS A PARTIR DE UM JOGO DIGITAL PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 20, n. 1, p. 72–87, 2020. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/2417. Acesso em: 21 nov. 2024.

Seção

Dossiê