POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DE FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO DE TEXTOS LITERÁRIOS A PARTIR DE UM JOGO DIGITAL PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Rodrigo Alves dos Santos Doutor em Educação pela FaE/UFMG. Professor de Língua Portuguesa, Literatura e Cultura do Departamento de Formação Geral do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – https://orcid.org/0009-0007-9863-6507
Palavras-chave: Formação de leitores, Promoção de letramento, Jogos digitais, Ensino médio

Resumo

O objetivo central deste texto é apresentar possibilidades de intervenção pedagógica do professor de Língua Portuguesa formador de leitores críticos de textos literários, a partir de um jogo digital desenvolvido para colocar o estudante do Ensino Médio em contato com a produção literária e artefatos culturais relacionados ao poeta Ferreira Gullar, um dos mais representativos autores nacionais do século XX. Ao apresentarmos o jogo em causa e as opções feitas na sua construção, buscamos apontar o quão central é o papel do professor na promoção dos letramentos, vislumbrando possibilidades de aproximação entre a cultura literária e as tecnologias de informação e comunicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANTUNES, Celso. Como desenvolver as competências em sala de aula. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

AZEVEDO, Fernando; BALÇA, Ângela (coords.). Leitura e educação literária. Lisboa: Pactor, 2016.

BACHA, Edmar Lisboa; SCHWARTZMAN, Simon (orgs.). Brasil: a nova agenda social. Rio de Janeiro: LTC, 2011.

BERTUCCI BARBOSA, J.; VIEIRA BARBOSA, M. (orgs.). Leitura e mediação: reflexões sobre a formação do professor. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2013.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris; MACHADO, Veruska Ribeiro; CASTANHEIRA, Salete Flores. Formação do professor como agente letrador. São Paulo: Contexto, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 1999.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. PCNEM+ Ensino Médio: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o Ensino Médio. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, 2006.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2014.

COSSON, Rildo. Letramento literário: uma localização necessária. Revista Letras e Letras. v. 31, n. 13, jul./dez. 2015. p. 173-187.

DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. In: RELATÓRIO PARA A UNESCO DA COMISSÃO INTERNACIONAL SOBRE A EDUCAÇÃO PARA O SÉCULO XXI. 5. ed. Tradução de José Carlos Eufrázio. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: MEC: UNESCO, 2001.

DELORS, Jacques (org.). A educação para o século XXI: questões e perspectivas. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2005.

DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. As licenciaturas e as novas políticas educacionais para a formação docente. Educação & Sociedade, Ano XX, n. 68, dez. 99.

DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. Formação de professores: pesquisa, representações e poder. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

DUKE, N. K.; PEARSON, P. D. Effective practices for developing reading comprehension. In: FARSTRUP, A. E.; SAMUELS, S. J. (orgs.). What research has to say about reading instruction. 3. ed. Newark: Internacional Reading Association, 2002. p. 205-242.

ECO, Umberto. Os limites da interpretação. 2. ed. Tradução de Pérola de Carvalho. São Paulo: Perspectiva, 2008.

GALVÃO, André Luís Machado; SILVA, Antônio Carvalho da. O ensino de literatura no Brasil: desafios a superar em busca de práticas mais eficientes. Revista Letras & Letras. Uberlândia, v. 33, n. 2, jul./dez. 2017. p. 209-228.

GERALDI, J. W. Leitura e mediação: reflexões sobre a formação do professor. Campinas: Mercado de Letras, 2013.

GULLAR, Ferreira. Poema sujo. 8. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2001

JONASSEN, D. H. Instructional Design Models for Well-Structured and Ill- Structured Problem-Solving Learning Outcomes. Educational Technology Research and Development, 45(1), 65-94. 1997.

JONASSEN, D. H. Computadores, ferramentas cognitivas: desenvolver o pensamento crítico nas escolas. Porto: Porto Editora. 2007.

JONASSEN, D. H.; CAMPBELL, J. P.; DAVIDSON, M. E. Learning with media: restructuring the debate. Educational Technology Research and Development, 42 (2), 31-39. 1994.

KATO, M. O aprendizado da leitura. São Paulo: Martins Fontes, 1985.

KLEIMAN, Angela. Oficina de leitura: teoria e prática. 6. ed. São Paulo: Pontes, 1998.

KLEIMAN, Angela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas, SP: Pontes, 2002.

KOCH, Ingedore G. V. Desvendando os segredos do texto. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do

texto. São Paulo: Contexto, 2007.

LEAHY-DIOS, Cyana. Educação literária como metáfora social: desvios e rumos. Niterói: EDUFF, 2000.

PAULA, Bruno Henrique de; VALENTE, José Armando. Jogos digitais e educação: uma possibilidade de mudança da abordagem pedagógica no ensino formal. Revista Ibero-americana de Educação. v. 70, n. 1 (15/01/16), p. 9-28.

PEREIRA, Vera Wannmacher; SANTOS, Thais Vargas dos. Estratégia de leitura de predição na escola: uso e consciência linguística no seu uso. Linguagem em (Dis)curso – LemD, Tubarão, SC, v. 17, n. 3, p. 361-380, set./dez. 2017.

PINHEIRO, Helder. Reflexões sobre o livro didático de literatura. In: BUZEN, Clécio; MENDONÇA, Márcia (orgs). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p. 102-116.

ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

SANTOS, Rodrigo Alves dos. Cartografando a construção do atual perfil de leitor de textos literários egresso das aulas de língua portuguesa do ensino médio. Revista Brasileira de Educação, v. 22, n. 71, 2017a. Disponível em: http://bit.ly/2AAQZcr. Acesso em: 13 nov. 2019.

SANTOS, Rodrigo Alves dos. “Conhecendo o perfil do jovem demandado pelo discurso oficial sobre o “novo” ensino médio. In: FRAGA, Fernando Caramuru B.; ROSA, José Henrique A.; ARÃO, Lílian. Dez olhares sobre juventude e cultura. Belo Horizonte: Fundação Guimarães Rosa, 2011. p.75-87.

SANTOS, Rodrigo Alves dos. Do professor de literatura ao formador de leitores críticos de textos literários: um estudo sobre a (re)invenção do professor de língua portuguesa para o trabalho com a leitura literária no ensino médio. 199f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação – Universidade Federal de Minas Gerais, MG, 2009.

SANTOS, Rodrigo Alves dos. O caráter continuísta do discurso oficial sobre configuração de um sujeito docente para o trabalho com a leitura literária no ensino médio do século XXI. Revista Remate de Males (34-2), jul./dez. 2014. Campinas, SP. p. 421-441.

SANTOS, Rodrigo Alves dos. Para uma abordagem do texto literário no ensino médio alinhada com as demandas contemporâneas da educação formal. In: SOUSA, Ivan Vale de (org.). Leitura na educação básica: perspectivas e desafios. Jundiaí: Paco Editorial, 2017b. p. 115- 132.

SANTOS, Rodrigo Alves dos; BECHELANE, Maria Júlia Silva; SILVA, Orlando Enrico Liz Silvério. Jogos digitais como possibilidade de promoção do letramento literário: uma aplicação da pedagogia dos multiletramentos. Revista Mosaicum, 27, jan./jun. 2018. p. 35-48.

SOLÉ, I. Estratégias de leitura. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Downloads

Publicado em

20 de maio de 2020

Como Citar

SANTOS, R. A. dos . POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DE FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO DE TEXTOS LITERÁRIOS A PARTIR DE UM JOGO DIGITAL PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 20, n. 1, p. 72–87, 2020. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/2417. Acesso em: 24 nov. 2024.

Seção

Dossiê