O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LÍNGUA DE SINAIS PARA SURDOS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10530705
Palavras-chave: Ensino de línguas para surdos, Atendimento Educacional Especializado, Mediação pedagógica.

Resumo

O presente estudo reflete sobre o ensino de línguas para surdos no atendimento educacional especializado com o enfoque na mediação pedagógica. Quanto ao quadro teórico-metodológico houve a revisão bibliográfica da temática de estudo, quais sejam os textos que elucidam sobre a mediação como o processo social para maturação dos processos mentais superiores, e sobre o ensino de línguas para surdos no Atendimento Educacional Especializado. Partimos de Vygostsky para subsidiar a importância da mediação social e da linguagem no desenvolvimento cognitivo. No que se refere à educação de surdos, os trabalhos de Godoi, Vera e Daxemberg, nortearam nossas discussões. Buscamos refletir sobre o processo de escolarização dos alunos surdos, em específico o ensino de línguas no contexto do Atendimento Educacional Especializado, sendo elas a língua portuguesa e a língua brasileira de sinais. Por fim, volvemos nosso olhar para a mediação pedagógica, no processo educacional do aluno surdo e a influência das teorias de Vygotsky na prática docente. Como resultado da pesquisa, entendemos que a teoria vygotskyana pode contribuir significativamente para a educação de surdos, poisuma vez que critica a imposição da metodologia oralista para esses alunos, além de reconhece, a mímica e o gestual como formas de comunicação dos surdos.

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Publicado em

18 de janeiro de 2024

Como Citar

ROCHA, N. S. .; FELÍCIO, C. M. .; LEITE , L. de S. . O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LÍNGUA DE SINAIS PARA SURDOS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO . Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 23, n. 5, p. 95–104, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.10530705. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/2158. Acesso em: 28 abr. 2024.

Seção

Fluxo contínuo