O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LÍNGUA DE SINAIS PARA SURDOS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10530705
Palavras-chave: Ensino de línguas para surdos, Atendimento Educacional Especializado, Mediação pedagógica.

Resumo

O presente estudo reflete sobre o ensino de línguas para surdos no atendimento educacional especializado com o enfoque na mediação pedagógica. Quanto ao quadro teórico-metodológico houve a revisão bibliográfica da temática de estudo, quais sejam os textos que elucidam sobre a mediação como o processo social para maturação dos processos mentais superiores, e sobre o ensino de línguas para surdos no Atendimento Educacional Especializado. Partimos de Vygostsky para subsidiar a importância da mediação social e da linguagem no desenvolvimento cognitivo. No que se refere à educação de surdos, os trabalhos de Godoi, Vera e Daxemberg, nortearam nossas discussões. Buscamos refletir sobre o processo de escolarização dos alunos surdos, em específico o ensino de línguas no contexto do Atendimento Educacional Especializado, sendo elas a língua portuguesa e a língua brasileira de sinais. Por fim, volvemos nosso olhar para a mediação pedagógica, no processo educacional do aluno surdo e a influência das teorias de Vygotsky na prática docente. Como resultado da pesquisa, entendemos que a teoria vygotskyana pode contribuir significativamente para a educação de surdos, poisuma vez que critica a imposição da metodologia oralista para esses alunos, além de reconhece, a mímica e o gestual como formas de comunicação dos surdos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAHAN, B., BAUMAN H-D. Audism Univeiled. San Diogo / CA: Dawnsignpress, 2008. [DVD, 57 min]

BRASIL. Decreto nº 7.611, 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Brasília, DF. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Decreto/D7611.htm . Acesso em: 05 jan. 2023.

GODOI, E. A assessoria do AEE para alunos surdos à sala de aula inclusiva e os três momentos didático-pedagógicos - AEE de Libras, AEE em Libras e AEE de Língua Portuguesa. In: Seminário Nacional de Educação Especial, 8., 2019. Uberlândia. Anais... Uberlândia: CEPAE, Núcleo de Acessibilidade da UFU, 2019.

HALL, S. Cultura e representação. Trad. de Daniel Miranda e William Oliveira. Rio de Janeiro: Ed. Puc-Rio: Apicuri, 2016.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório publicações e trabalhos científicos. 7. ed. SãoPaulo: Atlas, 2012.

MOREIRA, M. A. Teorias de aprendizagem. 3ed. Rio de Janeiro, LTC ,2023.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 24.ed. São Paulo: Cortez, 2016

SILVA, H.A.P et al. O Trabalho desenvolvido na sala de Atendimento Educacional Especializado-AEE através da ludopedagogia. V Congresso Nacional de Educação, Olinda, p. 1-5, 17-20 out. 2018. Disponível em: Acesso em: 05 jan 2023..

SKLIAR, C. Os Estudos Surdos em Educação: problematizando a normalidade. In: SKLIAR, C. (Org.). A surdez – um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 2005a. p.7-32

VERAS, D.S.; DAXENBERGER, A.C.S. Um olhar sobre as contribuições de Lev Vigotski à educação de surdos. Olhar de professor, Ponta Grossa, 20(2): 252-269, 2017.

VYGOTSKY, L.S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: WMF, 2010.

VIGOTSKI, L.S.; LURIA, A.R. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 11 ed. São Paulo:Ícone, 2010.

VYGOTSKY, L.S. A defectologia e o estudo do desenvolvimento e da educação da criança anormal. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 4, p. 861-870, jan./dez. 2011.

VYGOTSKY, L;S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

VYGOTSKY, L;S. Obras escogidas V: fundamentos de defectologia. Madrid: Machado Libros, 2012.

Downloads

Publicado em

18 de janeiro de 2024

Como Citar

ROCHA, N. S. .; FELÍCIO, C. M. .; LEITE , L. de S. . O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LÍNGUA DE SINAIS PARA SURDOS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO . Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 23, n. 5, p. 95–104, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.10530705. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/2158. Acesso em: 21 nov. 2024.

Seção

Fluxo contínuo