DESCOLONIZAR O OLHAR: O AMÁLGAMA ENTRE TEXTO, PROJETO GRÁFICO E ILUSTRAÇÃO NA OBRA DE ANABELLA LÓPEZ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.11276421
Palavras-chave: Anabella López, Livro ilustrado, Ilustradoras

Resumo

O propósito deste artigo é analisar parte da produção da ilustradora argentina Anabella López tendo como cerne os livros A força da Palmeira (2020) e Barbazul (2017). Por possuir um estilo bastante característico e por realizar aquilo que, neste trabalho, estamos chamando de descolonização visual, a ilustradora apresenta uma produção consistente que por meio das imagens acrescenta novas camadas de significação ao texto, além de propor uma expansão narrativa. Nesta discussão, perpassamos proposições como as múltiplas funções da mulher na feitura do livro e seu relacionamento com o universo literário de livros para a infância. Acionamos, dentre outras teorias, as obras de Linden (2011), Mendes (2016), Pinheiro (2018) e Ramos (2011). Percebemos que, por meio de uma descolonização visual, López alça as produções latinoamericanas a um lugar de destaque no cenário dos livros ilustrados, além de estabelecer-se como uma artista de múltiplas vocações.

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Biografia do Autor

Vívian Stefanne Soares Silva, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Doutoranda em Estudos de Linguagens pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG, Mestra em Estudos de Linguagens (2020) e Bacharel em Letras - Tecnologias da Edição (2016) pela mesma instituição de ensino. Professora de Português, editora de livros infantis, revisora e redatora. Integra o grupo de pesquisa Leitura Literária, Edição, Mediação e Ensino (LLEME/CEFET-MG) e o grupo Mulheres na Edição. Desenvolve pesquisas nas áreas de edição, biografias, literatura para crianças, representatividade negra e correlatos.

Paula Renata Melo Moreira, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Possui doutorado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais, com tese sobre o ensaísmo de Paulo Leminski (2011). Atualmente, é docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (Linha 4 - Edição, Linguagem e Tecnologia); do Bacharelado em Letras - Tecnologias da Edição e do ensino médio do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Coordena, junto a Ana Elisa Ribeiro e Maria do Rosário Alves Pereira, o grupo Mulheres na Edição (CEFET-MG) e com elas participa do projeto de pesquisa sobre Mulheres Editoras no Brasil (Fapemig). Editora da Vinco - Revista de Estudos de Edição (ISSN 2764-2798) com Ana Elisa Ribeiro e Wagner Moreira. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura e Edição.

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Publicado em

20 de dezembro de 2023

Como Citar

SILVA, V. S. S. .; MOREIRA, P. R. M. DESCOLONIZAR O OLHAR: O AMÁLGAMA ENTRE TEXTO, PROJETO GRÁFICO E ILUSTRAÇÃO NA OBRA DE ANABELLA LÓPEZ . Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 23, n. 3, p. 101–116, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.11276421. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/1290. Acesso em: 21 dez. 2024.

Seção

Dossiê