MADALENA, O OLHAR DA VÓ PELO MUNDO, O APRENDER DA NETA NESTE OLHAR: AUTORIAS FEMININAS DE LIVROS ILUSTRADOS PARA A FORMAÇÃO LEITORA COM O USO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA, CONEXÕES E INFERÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.11278651

Resumo

Entendendo que os livros são objetos que trazem a cultura de uma época em que estão inseridos, o artigo a seguir aborda acerca de obras de autoria feminina, trazendo imbricadas as tantas vozes que as constituem. Evidenciaremos a potencialidade dos livros de literatura infantil como importante objeto para a formação e compreensão leitora, na intenção de explicitar como o leitor pode atribuir os múltiplos sentidos ao estar diante de uma obra, mobilizando estratégias de leitura. Para tanto, elegemos o livro ilustrado Madalena (2019) da escritora e ilustradora Natália Gregorini, cujo enredo apresenta duas mulheres fortes – a vó Madalena e sua neta, de onde emerge as vozes das protagonistas que tecem os fios de suas memórias ao longo de toda narrativa. Para entendimento deste percurso, dialogaremos com as estratégias de leitura defendidas por Girotto e Souza (2010), com destaque para duas delas: Conexões e Inferências, durante os diálogos e trocas outras das análises dos enunciados verbais e visuais presentes na obra. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joyce Aparecida da Silva Linard, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP Marília

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho- Marília/SP. Graduada em Pedagogia pela Universidade Paulista - UNIP (2018) 

Cyntia Graziella G.S. Girotto, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP MARÍLIA

Livre-docente em Leitura e Escrita pela Universidade Estadual Paulista (2016). Pós-doutorado em Leitura e Literatura Infantil pela Universidade de Passo Fundo (2015).Doutora em Educação pela Unesp (1999). 

Referências

ARENA, D. B. A Literatura Infantil como produção cultural e como instrumento de iniciação da criança no mundo da cultura escrita. In: SOUZA, R.J. de. (Org.) [et al]. Ler e compreender: estratégias de leitura. Campinas: Mercado das Letras, 2010, p. 13-44.

BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

BIAZETTO, C. As cores na ilustração do livro infantil e juvenil. In: Oliveira, I. de. (Org). O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil. São Paulo: Editora DCL, 2008, p. 75-92.

BOJUNGA, L. A bolsa Amarela. Rio de Janeiro: Casa Lygia Bojunga, 2015.

ESSER, D. C. Literatura de autoria feminina - mulheres em cena, na história e na memória. Línguas & Letras [S. l.], v. 15, n. 30, p.1-18, 2014.

FERNANDES, C. Fevereiro. São Paulo: Editora Caixote, 2023.

GIROTTO, C. G.G. S.; SOUZA, R. J.de. Estratégias de Leitura: para ensinar alunos a compreender o que leem. In: SOUZA, R. J. de. (Org) [et al]. Ler e compreender: estratégias de leitura. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2010, p.45-114.

GREGORINI, N. Madalena. São Paulo: Livros da Matriz, 2019.

LINDEN, S. V. Para ler o livro ilustrado. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

MATSUMOTO, F. Tata. São Paulo: Edições Barbatana, 2020.

MEIRELES, A. C.; SOUZA, E. P.; Rodrigues, J. Princesas Negras. Rio de Janeiro: Malê, 2018.

NUÑEZ, E.; CUNHA, A. Doçura. São Paulo: Editora Tibi, 2022.

OLIVEIRA, R. de. Pelos Jardins Boboli: reflexões sobre a arte de ilustrar livros para crianças e jovens. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.

POWERS, A. Era uma vez uma capa: história ilustrada da literatura infantil. São Paulo: Cosac Naify, 2008.

QUEIROZ, F. R. R.; BUZAN, T. N. Os caminhos da literatura infantil escrita por mulheres. Ipotesi, Juiz de Fora, v.23, n. 2, p.159-169, jul./dez, 2019.

ROSA, S.; CAMPOS, R. Feijoada. São Paulo: Pallas, 2006.

Um bem precioso. Lugar de ler, São Paulo, [s.d.]. Disponível em: <https://www.lugardeler.com/natalia-gregorini-madalena. > Acesso em: 27 de jul. 2023.

VOLOCHINOV, V. A Palavra na vida e a palavra na poesia. São Paulo: Editora 34, 2019.

Downloads

Publicado em

20 de dezembro de 2023

Como Citar

LINARD, J. A. da S.; GIROTTO, C. G. G. S. . MADALENA, O OLHAR DA VÓ PELO MUNDO, O APRENDER DA NETA NESTE OLHAR: AUTORIAS FEMININAS DE LIVROS ILUSTRADOS PARA A FORMAÇÃO LEITORA COM O USO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA, CONEXÕES E INFERÊNCIAS. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 23, n. 3, p. 196–210, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.11278651. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/1123. Acesso em: 9 nov. 2024.

Seção

Dossiê