MADALENA, O OLHAR DA VÓ PELO MUNDO, O APRENDER DA NETA NESTE OLHAR: AUTORIAS FEMININAS DE LIVROS ILUSTRADOS PARA A FORMAÇÃO LEITORA COM O USO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA, CONEXÕES E INFERÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.11278651Resumen
Entendendo que os livros são objetos que trazem a cultura de uma época em que estão inseridos, o artigo a seguir aborda acerca de obras de autoria feminina, trazendo imbricadas as tantas vozes que as constituem. Evidenciaremos a potencialidade dos livros de literatura infantil como importante objeto para a formação e compreensão leitora, na intenção de explicitar como o leitor pode atribuir os múltiplos sentidos ao estar diante de uma obra, mobilizando estratégias de leitura. Para tanto, elegemos o livro ilustrado Madalena (2019) da escritora e ilustradora Natália Gregorini, cujo enredo apresenta duas mulheres fortes – a vó Madalena e sua neta, de onde emerge as vozes das protagonistas que tecem os fios de suas memórias ao longo de toda narrativa. Para entendimento deste percurso, dialogaremos com as estratégias de leitura defendidas por Girotto e Souza (2010), com destaque para duas delas: Conexões e Inferências, durante os diálogos e trocas outras das análises dos enunciados verbais e visuais presentes na obra.
Descargas
Citas
ARENA, D. B. A Literatura Infantil como produção cultural e como instrumento de iniciação da criança no mundo da cultura escrita. In: SOUZA, R.J. de. (Org.) [et al]. Ler e compreender: estratégias de leitura. Campinas: Mercado das Letras, 2010, p. 13-44.
BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
BIAZETTO, C. As cores na ilustração do livro infantil e juvenil. In: Oliveira, I. de. (Org). O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil. São Paulo: Editora DCL, 2008, p. 75-92.
BOJUNGA, L. A bolsa Amarela. Rio de Janeiro: Casa Lygia Bojunga, 2015.
ESSER, D. C. Literatura de autoria feminina - mulheres em cena, na história e na memória. Línguas & Letras [S. l.], v. 15, n. 30, p.1-18, 2014.
FERNANDES, C. Fevereiro. São Paulo: Editora Caixote, 2023.
GIROTTO, C. G.G. S.; SOUZA, R. J.de. Estratégias de Leitura: para ensinar alunos a compreender o que leem. In: SOUZA, R. J. de. (Org) [et al]. Ler e compreender: estratégias de leitura. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2010, p.45-114.
GREGORINI, N. Madalena. São Paulo: Livros da Matriz, 2019.
LINDEN, S. V. Para ler o livro ilustrado. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
MATSUMOTO, F. Tata. São Paulo: Edições Barbatana, 2020.
MEIRELES, A. C.; SOUZA, E. P.; Rodrigues, J. Princesas Negras. Rio de Janeiro: Malê, 2018.
NUÑEZ, E.; CUNHA, A. Doçura. São Paulo: Editora Tibi, 2022.
OLIVEIRA, R. de. Pelos Jardins Boboli: reflexões sobre a arte de ilustrar livros para crianças e jovens. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.
POWERS, A. Era uma vez uma capa: história ilustrada da literatura infantil. São Paulo: Cosac Naify, 2008.
QUEIROZ, F. R. R.; BUZAN, T. N. Os caminhos da literatura infantil escrita por mulheres. Ipotesi, Juiz de Fora, v.23, n. 2, p.159-169, jul./dez, 2019.
ROSA, S.; CAMPOS, R. Feijoada. São Paulo: Pallas, 2006.
Um bem precioso. Lugar de ler, São Paulo, [s.d.]. Disponível em: <https://www.lugardeler.com/natalia-gregorini-madalena. > Acesso em: 27 de jul. 2023.
VOLOCHINOV, V. A Palavra na vida e a palavra na poesia. São Paulo: Editora 34, 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Leia Escola
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.