‘’SEM DISTÂNCIA: CUIDADO À CRIANÇA EM TEMPOS DE PANDEMIA’’
Resumo
O projeto foi executado com a participação de cinco alunos e uma docente do curso de Bacharelado em Enfermagem, do CES/UFCG, no município Cuité, Paraíba, Brasil. Teve como objetivo instrumentalizar mães e/ou cuidadores de crianças na primeira infância para promoção à saúde em tempos de pandemia. Ao todo foram contempladas 46 famílias com crianças na faixa etária de 0 a 6 anos. As atividades foram realizadas de maneira remota, com auxilio das plataformas digitais Google meet e Youtube e as redes socias WhatsApp e Instagram, no período de agosto a dezembro de 2021. Como metodologia para as ações virtuais adotou-se a teleconsulta em saúde seguindo a Resolução 634/2020 do Conselho Federal de Enfermagem e a confecção de material educativo em formato de post’s e vídeos para as redes socias. Como suporte teórico para as atividades desenvolvidas foi utilizada literatura cientifica como livros, artigos científicos e manuais técnicos nacionais e internacionais, além do uso da caderneta da criança para direcionar as orientações sobre a avaliação e cuidado. Paralelamente a isto, foi mantido integralmente contato e assistência com as famílias mediante a criação de grupos de WhatsApp, que facilitaram a comunicação e criação de vínculo entre estas e os extensionistas. Verificamos a potencialidade e amplitude das redes socias como ferramenta auxiliar na prevenção de doenças e proteção da saúde em tempos de pandemia, diante da importância do desenvolvimento infantil adequado. Todavia, observa-se a necessidade de fortalecimento dessa modalidade entre a comunidade, perante as limitações no acesso e utilização.
Downloads
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2021 Patrício de Almeida Costa, Layla Caroline Lino da Silva, Maria Paula Ramalho Barbosa, Ana Elisa Barboza de Souza, Amélia Raquel Lima de Pontes, Nathanielly Cristina Carvalho de Brito Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.