Metodologia Ativa para ensino de Indústria 4.0: aplicações práticas em Manufatura Aditiva

Autores/as

  • João Cavalcanti Neto
  • Guilherme Nascimento Araújo
  • Daniel Augusto de Moura Pereira

Palabras clave:

Indústria 4.0, Manufatura Aditiva, Educação Tecnológica, Ensino Ativo

Resumen

A Indústria 4.0 e a Manufatura Aditiva são tecnologias emergentes que demandam novos métodos educacionais. Este projeto teve como objetivo capacitar estudantes da Escola Agrotécnica Deputado Evaldo Gonçalves de Queiroz, em Sumé-PB, por meio de metodologias ativas, proporcionando contato direto com softwares de modelagem 3D e processos de manufatura aditiva. Foram realizadas atividades práticas com paquímetros, micrômetros e o software Fusion 360, preparando os alunos para desafios tecnológicos futuros. O impacto positivo do projeto reforça a necessidade da inclusão de tecnologias inovadoras no ensino básico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2025-11-03

Cómo citar

JOÃO CAVALCANTI NETO; GUILHERME NASCIMENTO ARAÚJO; DANIEL AUGUSTO DE MOURA PEREIRA. Metodologia Ativa para ensino de Indústria 4.0: aplicações práticas em Manufatura Aditiva. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 5, n. 1, 2025. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/7171. Acesso em: 5 dic. 2025.

Artículos similares

1 2 3 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.