ATUAÇÃO MULTIPROFISSIONAL DO PROGRAMA PET-SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA
Resumen
O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) representa uma iniciativa interdisciplinar e multiprofissional que integra a formação acadêmica na área da saúde com a prática profissional. Desta forma, este trabalho tem por objetivo elucidar um breve relato de experiência da atuação do Grupo de Trabalho (GT1) no âmbito da Atenção Primária à Saúde. Durante a décima edição do PET-Saúde, foram desenvolvidos diversos planejamentos, ações, eventos, capacitações e campanhas na Unidade Básica de Saúde Diomedes Lucas de Carvalho no Município de Cuité, Paraíba. A vivência no programa PET-Saúde em equipes de saúde da atenção básica proporcionou experiências práticas, contribuindo para o desenvolvimento de ações educativas, preventivas e assistenciais, visando aprimorar a formação dos estudantes e elevar a qualidade dos serviços prestados à comunidade.
Descargas
Citas
AGRELI, Heloise F.; PEDUZZI, Marina; BAILEY, Christopher. The relationship between team climate and interprofessional collaboration: Preliminary results of a mixed methods study. Journal of interprofessional care, v. 31, n. 2, p. 184-186, 2017.
ALVES, C. R. L. et al. Repercussões do programa de educação pelo trabalho para a saúde (PET-Saúde) na reforma curricular de escolas médicas participantes do programa de incentivos às mudanças curriculares dos cursos de medicina (promed). Revista Brasileira de Educação Médica, v. 39, p. 527-536, 2015.
Brasil. Ministério da Educação (MEC). Programa de Educação Tutorial – PET. Manual de Orientações Básicas Brasília: MEC; 2006.
Brasil. Ministério da Saúde (MS). Portaria Interministerial MS/MEC nº 1.802, de 26 de agosto de 2008. Institui o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde). Diário Oficial da União 2008; 27 ago.
FARIAS-SANTOS, B. C. S.; NORO, L. R. A. PET-Saúde como indutor da formação profissional para o Sistema Único de Saúde. Ciência & Saúde Coletiva, v. 22, p. 997-1004, 2017.
MORAIS, F. R. R. et al. A importância do PET-Saúde para a formação acadêmica do enfermeiro. Trabalho, Educação e Saúde, v. 10, p. 541-551, 2012.
LIMA, E. F. A. et al. Avaliação da Estratégia Saúde da Família na perspectiva dos profissionais de saúde. Escola Anna Nery, v. 20, p. 275-280, 2016.
MUSSI, R. F. F; FORES, F. F; ALMEIDA, C. B. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Revista práxis educacional, v. 17, n. 48, p. 60-77, 2021.
PEDUZZI, M.; AGRELI, H. F. Trabalho em equipe e prática colaborativa na Atenção Primária à Saúde. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 22, p. 1525-1534, 2018.
RODRIGUES, M. J.; RAMIRES, J. C. L. ESTRATEGIA DE SAUDE DA FAMILIA: DESAFIOS PARA SUA CONSOLIDAÇÃO? O em Uberlândia. Hygeia: Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, v. 11, n. 20, p. 153, 2015.
SCLIAR, Moacyr. História do conceito de saúde. Physis: Revista de saúde coletiva, v. 17, p. 29-41, 2007.
VASCONCELOS, A. C. F; STEDEFELDT, E.; FRUTUOSO, M. F. P. Uma experiência de integração ensino-serviço e a mudança de práticas profissionais: com a palavra, os profissionais de saúde. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 20, p. 147-158, 2016.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Rômulo Valério Marinho Lima, Pedro Vinicius Alves Bezerra César, Adson Albuquerque Silva do Nascimento, Janaína Araujo Batista, Gracielle Malheiro dos Santos, Heloisy Alves de Medeiros Leano, Ana Cristina Silveira Martins
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.