COM SABOR E COM AFETO: MEMÓRIAS QUE CONTAM HISTÓRIAS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

  • Naara Queiroz de Melo Universidade Federal de Campina Grande
  • Simone Patrícia da Silva Universidade Federal de Campina Grande
Palavras-chave: Afeto, Famílias, Histórias, Receitas

Resumo

Trata-se de um projeto cujo objetivo foi favorecer a construção e manutenção de vínculos entre professores, crianças e famílias da Unidade Acadêmica de Educação InfantilUAEI/UFCG durante a quarentena, estimulando o desenvolvimento físico, cognitivo e sociocioemocional das crianças, por meio de diferentes linguagens. Seu público alvo foram 90 crianças matriculadas na UAEI/UFCG, entre 3 anos e 5 anos e 11 meses, bem como suas famílias. A execução da proposta teve a participação de alunos de pedagogia da UFCG, das professoras e Coordenação Pedagógica da UAEI e está fundamentada no pensamento de Malaguzzi (1999), Cavallini e Tedeschi (2015). Durante o semestre, as famílias compartilharam fotos, histórias e receitas realizadas no período da pandemia com as crianças. Essas memórias foram catalogadas, de acordo com as idades das crianças e categorias dos pratos. Em seguida, foram diagramadas, a fim de comporem o E-book de receitas afetivas da comunidade UAEI, intitulado “Com sabor e com afeto: receitas que contam histórias”. Verificamos que as ações executadas junto às famílias e às crianças, embasadas em vivências e memórias de um contexto significativo, contribuíram para a construção de vínculos entre as crianças, as famílias e a equipe da UAEI. Além disso, tal proposta envolveu observação, percepção, sensibilidade, afeto e construção de hipóteses favorecendo, dessa forma, o desenvolvimento integral das crianças no contexto de distanciamento social.

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Publicado em

5 de abril de 2022

Como Citar

QUEIROZ DE MELO, N. .; DA SILVA, . S. P. . COM SABOR E COM AFETO: MEMÓRIAS QUE CONTAM HISTÓRIAS EM TEMPOS DE PANDEMIA. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 2, n. 1, 2022. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/264. Acesso em: 22 dez. 2024.

Seção

Educação