COMUNIDADE VIVA: A UFCG NO ENFRENTAMENTO DA COVID-19
Resumo
A Covid-19, doença pandêmica identificada inicialmente na China em dezembro de 2019, foi declarada pela Organização Mundial da Saúde como uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII). Com vistas a criar resolutivas, o projeto que contou com a colaboração de alunos e professora do Curso de Medicina Veterinária do Centro de Saúde e Tecnologia Rural (CSTR/UFCG) e demais colaboradores voluntários (médica e técnica agrícola) do Movimento de Trabalhadores Sem Terra da Paraíba, objetificou a conscientização de moradores das comunidades em situação de vulnerabilidade socioeconômica da cidade de Patos-PB, como Catadores de lixo, Religiões Afrodescendentes e Sapateiros quanto ao novo Coronavírus e suas possíveis complicações, incentivando a prevenção e, consequentemente, reduzindo a ascensão do número de casos no município. As ações realizadas atenderam a aproximadamente 220 famílias que puderam ter maior conhecimento sobre a importância da adoção de medidas preventivas individuais. As informações foram disseminadas por meio de reuniões por videoconferência e divulgação de artes digitais informativas em redes socias (Facebook, Instagram e WhatsApp). Nos encontros presenciais foram distribuídos materiais de higiene individual e EPI’S para as famílias atendidas pelo projeto, e para fortalecer e capacitar a equipe do trabalho, foi realizado um Curso para Formação de Agentes Populares de Saúde. Por conseguinte, observamos que o grau socioeconômico das famílias influencia diretamente no aceso aos conteúdos sanitários, e que as ações intersetoriais entre a atenção básica à saúde e educação resultaram em um programa de conscientização populacional de grande importância em tempos calamidade pública desencadeada pela pandemia do Covid-19.
Downloads
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2021 Letícia Ramalho de Oliveira, Luiz Roclayton Nogueira Bastos, Beatriz Holanda dos Santos, Luiz Oliveira Menezes, Maria Eduarda Marinheiro Oliveira, Maria Janikelly Pinheiro Nogueira, Patrícia Araújo Brandão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.