A ARQUITETURA E O CONSELHO ESCOLAR, EM CABACEIRAS/PB

Autores

Palavras-chave: arquitetura escolar, projeto de arquitetura, participação

Resumo

Frente à possibilidade de contribuição dos conselhos escolares para a gestão democrática das escolas, esta pesquisa objetiva analisar a participação desses conselhos no processo de projeto da arquitetura escolar da rede pública municipal. A pesquisa, baseia-se em estudo de caso da cidade de Cabaceiras, na Paraíba, com foco na escola EMEF Abdias Aires de Queiroz. Para isso, apoia-se nas análises do ambiente construído e das percepções de membros da comunidade escolar e de agentes envolvidos com o planejamento, através de entrevistas. Como resultado, constata que o conselho escolar é, no caso estudado, subutilizado para a finalidade de planejar o ambiente construído, devido à pouca diversidade de membros que o compõe e à falta de discussão sobre o ambiente construído.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Conselhos escolares: democratização da escola e construção da cidadania. Brasília: MEC, SEB, nov. 2004. V. 1.

DELIBERADOR, M. S. O processo de projeto de arquitetura escolar no Estado de São Paulo: caracterização e possibilidades de intervenção. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil). UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas. Campinas, São Paulo, 2010.

_____; KOWALTOWSKI, D. C. C. K. Importância dos agentes para a arquitetura escolar: aplicação de jogo de apoio ao processo participativo. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. 273-288, abr./jun. 2018. Disponível em: <http://www.scielo.br>. Acesso em: 16 jun. 2020.

INEP. Censo Da Educação Básica | 2021: Notas Estatísticas. Brasília: Inep/MEC, 2022.

KOWALTOWSKI, D. C. C. K. Arquitetura escolar: o projeto do ambiente de ensino. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.

LUCK, R. Editorial: What is it that makes participation in design participatory design? Design Studies, London, v. 59, nov. 2018a, p. 1-8. Disponível em: . Acesso em: 19 out. 2020.

_____. Participatory design in architectural practice: Changing practices in future making in uncertain times. Design Studies, London, v. 59, nov. 2018b, p. 139-157. Disponível em: . Acesso em: 19 out. 2020.

RISCAL, José Reinaldo; LUIZ, Maria Cecília. Gestão democrática e a análise de avaliações em larga escala: o desempenho de escolas públicas no Brasil. São Carlos: Pixel, 2016.

SANOFF, H. Schools building assessment methods. Washington: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2001a.

_____. Schools designed with Community Participation. Washington: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2001b.

____. Editorial: Special issue on participatory design. Design Studies, London, v. 28, May 2007, p. 213-215. Disponível em: . Acesso em: 19 out. 2020.

SOUZA, L. N. de; KOWALTOWSKI, D. C. C. K.; WOOLNER, P. Parâmetros de projeto e métodos visuais APOs: estudo de duas escolas no Reino Unido. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 20, n. 3, p. 199-223, jul./set. 2020.

VILLAÇA, R. B.; PEREIRA, F. T. de B. Práticas de participação na arquitetura escolar de Campina Grande e região. PIBIC/UFCG 2020-2021, Campina Grande/PB, 2021.

WOOLNER, P. Building Schools for the Future through a participatory design process: exploring the issues and investigating ways forward. BERA2009 - The British Education Association Conference. Anais... p.1–17. Manchester, UK, 2009.

WOOLNER, P.; et al. Getting together to improve the school environment: user consultation, participatory design and student voice. Improving Schools, v. 10, n. 3, p. 233–248, nov. 2007.

Downloads

Publicado em

22 de fevereiro de 2023 — Atualizado em 19 de maio de 2023

Versões

Como Citar

PEREIRA, F. T. de B.; QUEIROZ, L. A. .; VILLAÇA, R. B. A ARQUITETURA E O CONSELHO ESCOLAR, EM CABACEIRAS/PB. Revista Arquitetura e Lugar, Campina Grande, v. 1, n. 1, p. 86–96, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/arql/article/view/366. Acesso em: 3 jul. 2024.

Seção

Artigos