INTERVENÇÃO NO PATRIMÔNIO EDIFICADO MODERNO
RESIDÊNCIA GERMINIANO CRISPIM
DOI:
https://doi.org/10.35572/arql.v3i10.6626Palavras-chave:
Patrimônio, Arquitetura Moderna, requalificação, Galeria, intervençãoResumo
Este estudo possui como objetivo expor e socializar o produto da disciplina de Projeto Arquitetônico V do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Campina Grande. Este componente curricular aborda a elaboração de um projeto de intervenção no patrimônio edificado, que trabalhou com uma metodologia aplicada pela professora Alcília Afonso dividida em três etapas: 1) a primeira etapa que aborda a anamnese do objeto arquitetônico; 2) a segunda etapa que consistiu em elaborar o diagnóstico da edificação;3) e a terceira etapa que abarcou uma proposta de intervenção, com vistas a preservar e requalificar o exemplar da arquitetura residencial moderna de Campina Grande – PB, a Casa Germiniano Crispim- adaptando-o para uso como galeria de arte e cafeteria. A proposta respeita a linguagem original da edificação, conciliando preservação histórica com novos usos culturais. A edificação ocupa um terreno de 800 m² e está localizada no bairro da Prata, em ponto estratégico da cidade. O projeto aproveita a configuração existente, mantendo a entrada principal e reorganizando os espaços internos para acomodar recepção, áreas expositivas, setores administrativos e de apoio. As áreas externas foram ativadas como espaços complementares de convivência e exposição. Seu sistema construtivo original foi preservado, com adição de elementos contemporâneos como aço, concreto aparente e policarbonato, garantindo distinção e reversibilidade das intervenções. A proposta valoriza a ventilação cruzada, iluminação natural e o uso de materiais sustentáveis. O resultado é uma intervenção mínima e silenciosa, que respeita a identidade do edifício e amplia sua função urbana e cultural de forma sensível e moderna.
Downloads
Referências
Afonso, Alcilia. Notas sobre métodos para a pesquisa arquitetônica patrimonial. Projeto e Percepção do Ambiente, v.4, n.3, dez. 2019, p. 55-70. Disponível em: <https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/18778/12304>. Acesso em: 12 fev. 2025.
Afonso, Alcilia. O processo de industrialização na década de 1960 e as transformações da paisagem urbana no bairro da Prata, em Campina Grande. In: Seminario Internacional de Investigación en Urbanismo – IX Seminario Internacional de Investigación en Urbanismo, Barcelona‑Bogotá, 2017. Anais [...]. Barcelona: Departament d’Urbanisme i Ordenació del Territori, Universitat Politècnica de Catalunya, 2017. Disponível em: <https://upcommons.upc.edu/handle/2117/107530>. Acesso em: 19 fev. 2025.
Fernandes, Maria José Gomes. Prata que vale ouro: a casa moderna da década de 60. 2018. 227 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) – Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, 2018. Disponível em: <http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23780>. Acesso em: 19. fev. 2025.
Lichtenstein, Norberto. Patologia das construções. Publicado no Boletim Técnico Nº06/86 da Escola Politécnica da USP.
Queiroz, Marcus Vinicius Dantas de. Quem te vê não te conhece mais: arquitetura e cidade de Campina Grande em transformação (1930-1950). 2016. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo. Disponível em: <https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18142/tde-01122008-171846/publico/QUEIROZ_MVD_ArquiteturaCidadeCampinaGrande1930_1950_Mestrado.pdf>. Acesso em: 19 fev. 2025.
Tinoco, Jorge Eduardo. Mapa de danos. Recomendações básicas. Recife: CECI/MDU. 2009. Disponível em: <https://www.academia.edu/36636375/Mapa_de_Danos_Recomenda%C3%A7%C3%B5es_B%C3%A1sicas>. Acesso em: 27 jun. 2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Fernando Augusto Medeiros de Araújo Filho, Clarizia Karolini Dantas, Vinícius Piancó Saraiva, Illana Correia Silva, Alcília Afonso

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) desde que concluído o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre);
4. Não recomenda-se publicação e distribuição do artigo antes de sua publicação, pois isso poderá interferir na sua avaliação cega pelos pares.



