PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NO PATRIMÔNIO EDIFICADO RESIDENCIAL MODERNO
COWORKING JBM. CAMPINA GRANDE_ PARAÍBA
Resumo
A proposta foi desenvolvida como atividade prática da disciplina de projetos arquitetônicos 5/PA5, do curso de graduação em arquitetura e urbanismo da UFCG/ Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, orientado pela professora Dra. Alcília Afonso, pelos alunos Gabriella Menezes, Jarddam Almondes, e Joesley Ferreira, no segundo semestre de 2020. Em sua ementa, a disciplina propõe o uso de metodologias projetuais para o desenvolvimento das propostas arquitetônicas de edifícios que possuem valor histórico, arquitetônico e cultural, ou em imóveis inseridos em sítios históricos, bem como, estudos de readaptação de edificações antigas à novas funções compatíveis com o caráter histórico da construção, podendo ainda, realizar intervenção em ruínas históricas, e sempre atentos às novas tendências de restauro e intervenções contemporâneas em áreas consolidadas de valor patrimonial. Como base teórica, apoia-se na história da arquitetura, e em práticas e técnicas de intervenção patrimonial arquitetônica. Dessa maneira, a disciplina possui como objetivo, introduzir os conhecimentos relativos ao patrimônio arquitetônico, possibilitando a intervenção em edifícios históricos em sítios antigos, considerando os conceitos e técnicas contemporâneos. Como objetivos específicos, propõe apreender os principais métodos de projeto arquitetônico para intervenção em zonas consolidadas, com destaque para reusos e restauros de edifícios, além de desenvolver propostas de construção, reforma ou ampliação de edificações em áreas históricas, estudando técnicas retrospectivas para avaliação e preservação do patrimônio arquitetônico. Apresenta como conteúdo programático: Metodologias de projetos de arquitetura em edifícios de valor histórico, arquitetônico e cultural ou em imóveis inseridos em sítios históricos. Estudos de readaptação de edificações antigas a novas funções compatíveis com o caráter histórico da construção. Intervenção em ruínas históricas. Teorias contemporâneas do restauro e intervenções contemporâneas em áreas consolidadas de valor patrimonial. História da arquitetura, práticas e técnicas de intervenção. Como metodologia adotada, trabalha-se com a compreensão do valor arquitetônico através da análise da obra patrimonial (AFONSO, 2019) em um primeiro momento, para em seguida, realizar o diagnóstico da obra, através do mapeamento e mapas de danos, com elaboração de fichas de identificação de danos/FIDs, e na sequência, desenvolver o tipo de projeto de intervenção projetual mais adequado aquele bem. Em seguida, será apresentado através de esquemas metodológicos, modelos de fichas de danos, e algumas imagens que sintetizam a proposta projetual.
Downloads
Referências
AFONSO, Alcilia. Notas sobre métodos para a pesquisa arquitetônica patrimonial. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, v. 4, n. 3, pp. 54-70, dez. 2019.
DINIZ, D. Quadro desenvolvido para a disciplina de projetos arquitetônicos 5. Campina Grande:UFCG.2018
PEREIRA, I. Quadro desenvolvido para a disciplina de projetos arquitetônicos 5. Campina Grande:UFCG.2020
LICHTENSTEIN, Noberto. Patologia das construções. Publicado no Boletim Técnico Nº06/86 da Escola Politécnica da USP. SP: USP. 1986
Downloads
Publicado em
Versões
- 19 de maio de 2023 (2)
- 1 de maio de 2023 (1)
Como Citar
Seção
Licença
© 2023 Revista Arquitetura e Lugar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) desde que concluído o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre);
4. Não recomenda-se publicação e distribuição do artigo antes de sua publicação, pois isso poderá interferir na sua avaliação cega pelos pares.