O PAPEL DOS CROQUIS NO PROCESSO PROJETUAL DE ACÁCIO GIL BORSOI
Resumo
O artigo se propõe a observar o papel dos croquis no processo projetual do arquiteto Acácio Gil Borsoi, após a realização da análise de cinco de suas obras, que adotaram como linguagem, os princípios projetuais da Arquitetura Moderna. O texto pretende refletir sobre a importância dos croquis no desenvolvimento do projeto, deixando claro, através desses esboços, o que desperta interesse ao profissional quando projetava. Na pesquisa que foi desenvolvida, foram analisadas a residência Lisanel de Melo Motta (Recife,1953), o Edifício Santo Antônio (Recife, 1963), o Tribunal de Justiça do Piauí (Teresina, 1972), a Fábrica Bombril Nordeste S/A (Abreu e Lima,1982) e a Assembleia Legislativa do Piauí (Teresina, 1972), devido a possuírem uma riqueza de desenhos realizados pelo arquiteto, que contribuem com a revalorização e resgate do croqui conceptivo, enquanto instrumento de conhecimento e aprendizagem, analisando e divulgando este instrumento, abrindo caminho para o debate sobre sua importância. Logo, o artigo justifica-se por sua relevância acadêmica, pois pode contribuir com o desenvolvimento de novos trabalhos, servindo como referencial bibliográfico sobre esse importante personagem e sua obra, que ainda não foram profundamente explorados nesse aspecto.
Downloads
Referências
Acácio Gil Borsoi. Em rede: http://acaciogilborsoi.com.br/ Acesso em 11 de março de 2022.
AFONSO, Alcília. Modernidade arquitetônica tropical: patrimônio arquitetônico moderno recifense e sua influência no nordeste brasileiro / 1. ed. Camaragibe, PE: Ed. da Autora,2022.
AFONSO, Alcília. Arquiteturas do sol: resgate da modernidade no nordeste brasileiro / Teresina: EDUFPI, 2020.
AFONSO, Alcilia. Fábrica da Bombril Nordeste. Abreu e Lima. Pernambuco. In Arquiteturas do sol: resgate da modernidade no nordeste brasileiro - Teresina: EDUFPI, 2020.
AFONSO, A. Notas sobre métodos para a pesquisa arquitetônica patrimonial. Revista Projetar. Projeto e percepção do ambiente. Natal: Editora da UFRN. V.4 Nº3. 2019.
AFONSO, Alcília. Modernidade no norte nordeste brasileiro. O diálogo entre arquitetura, tectônica e lugar. Teresina: EDUFPI, 2017.
AFONSO, Alcilia.; NEGREIROS, Ana Rosa.Documentos da Arquitetura Moderna no Piauí. Teresina: EDUFPI, Gráfica Halley.2010.
AFONSO, Alcilia. A adoção de uma metodologia de ensino para projetos arquitetônicos. Arquitetura Revista. Unisinos v. 9, n. 2. 2013. Em rede http://revistas.unisinos.br/in dex.php/arquitetura/article/ view/arq.2013.92.05. 7.
AFONSO, Alcília. La consolidación de la arquitectura moderna en Recife en los años 50. Barcelona: tese doutoral apresentada para o departamento de projetos arquitetônicos da ETSAB/ UPC. 2006.
AMARAL, Izabel. Mil e uma utilidades: a fábrica da Bombril em Pernambuco. O sofrimento do edifício e o processo caboclo de industrialização. In Anais do IV SEMINÁRIO DOCOMOMO-BRASIL: A industrialização brasileira e os novos técnicos construtivos. Viçosa e Cataguases, 2001.
AMARAL, Izabel. Um olhar sobre a obra de Acácio Gil Borsoi obras e projetos residenciais 1953- 1970. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2004.
BILDA, Z; GERO, J. S.; PURCELL, T. To sketch or not sketch? That is the question. Design Studies, v. 27, n. 5, 2006
BORSOI, Marco Antônio e WOLF, José. Documento: Acácio Gil Borsoi. Revista Arquitetura e Urbanismo, 84. p: 35-41.
BORSOI, Acácio Gil. Arquitetura como manifesto. Recife, Gráfica Santa Marta, 2006.
Bruand, Yves. Arquitetura Contemporânea no Brasil. São Paulo: ed. Perspectiva.1981
CALDAS e DINIZ CALDAS, R e MOREIRA, F. Arquitetura Industrial: técnica, detalhe e significância. IN http://cadernos.proarq.fau.ufrj.br/pt/paginas/edicao/18. Cadernos. UFRJ. Proarq. No.18. 2012
CARRANZA, Ricardo; CARRANZA, Edite Galote. A linguagem de concepção: o croqui. 5% arquitetura+arte, v. 04, p. 01-02, 2005.
CASTELLS, Eduardo. Traços e palavras: sobre o processo projetual em Arquitetura. Coleção: Urbanismo e Arquitetura da Cidade. Editora: Edufsc.2012
COSTA, L (1902-1998). Considerações sobre arte contemporânea (1940). In: Lúcio Costa, Registro de uma vivência. São Paulo: Empresa das Artes, 1995. 608p.il.
FISH, J.; SCRIVENER, S. Amplifying the mind’s eye: sketching and visual Cognition. Leonardo, v. 23, n. 1, p. 117-123, 1990.2.
FLORIO, W. Croquis de concepção no processo de projeto em Arquitetura. Exacta, São Paulo, v. 8, n. 3, 2010
FLORIO, W; LIMA, A.G.G.; PERRONE, R.A.C. Os croquis e os processos de projeto de Arquitetura. In: Anais do I fórum de debates FAU Mackenzie. São Paulo: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Mackenzie, 2005
GOUVEIA, Anna Paula Silva. O croqui do arquiteto e o ensino de desenho. São Paulo, 1998. Tese de doutorado – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo FAUUSP, Universidade de São Paulo
KOWALTOWSKI, D. C. C. K. et al. Reflexão sobre metodologias de projeto arquitetônico. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 6, n. 2, 2006.
LANG, J. T. Design for human behavior: architecture and behavioral sciences. Pennsylvania: Dowden, Hutchinsos & Ross, Inc., 1974.
LE CORBUSIER, Le. Por uma arquitetura. São Paulo: Perspectiva, 2000.
LOS, Sérgio. Prefácio In: MASSIORINI, Manfredo. Ver pelo desenho. São Paulo: Martins Fontes, s/d, p. 10. 21.
MAHFUZ, Edson. O sentido da arquitetura moderna brasileira. Arquitextos, São Paulo, ano 02, n. 020.01, Vitruvius, jan. 2002
MACIEL, C. A.; Villa Savoye: arquitetura e manifesto. [2002]. 6p. Disponível em: http://www.vitruvius.com.br /revistas/read/arquitextos/ 02.024/785 Acesso em: 11 de março de 2022.
MOLINA, Juan José Gómez (Coord.) Las lecciones del dibujo. Madri: Cátedra, 2003
MONTANER, J. As formas do século XX. Barcelona: Gustavo Gili, 2002 8.
NASLAVSKY, Guilah. Arquitetura moderna em Pernambuco, 1951 -1972: as contribuições de Acácio Gil Borsoi e Delfim Fernandes Amorim. Tese de Doutorado. São Paulo : Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2004 .
OLIVEIRA, G. Os croquis no processo projetivo. Uma análise das representações gráficas de projetos de Acácio Gil Borsoi. Campina Grande: UFCG. 2022.
PIÑÓN, H. 2006. Teoria do projeto. Porto Alegre, Livraria do Arquiteto, 227 p.48
SIMON, H. The sciences of the artificial. First. Edition 1969. 3rd. ed. Massachusetts: MIT Press, 1996.SMITH, Kendra Schank. Architect’s Drawings: A Selection of Sketches By World Famous Architects Through History. Oxford: Architectural Press, 2005
RUSKIN, John. A Lâmpada da Memória/ Lucia Bressan Pinheiro; revisão Beatriz e Gladys Mugayar Kühl. Cotia-SP: Ateliê Editorial, 85p. 2008
Vitruvius: Ten Books on Architecture, translated by Ingrid D. Rowland, with commentary by others; Cambridge University Press, 1999.
Downloads
Publicado em
Versões
- 19 de maio de 2023 (2)
- 1 de maio de 2023 (1)
Como Citar
Seção
Licença
© 2023 Revista Arquitetura e Lugar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) desde que concluído o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre);
4. Não recomenda-se publicação e distribuição do artigo antes de sua publicação, pois isso poderá interferir na sua avaliação cega pelos pares.