DIREITO À LITERATURA INDÍGENA E A PLURALIZAÇÃO DO CÂNONE:

UM DIÁLOGO A PARTIR DA CONCEPÇÃO DE CANDIDO

Autores

  • Ana Paula Taigy do Amaral Universidade Federal da Paraíba
  • Rinah de Araújo Souto Universidade Federal da Paraíba
Palavras-chave: Direito à literatura. Antonio Candido. Cânone. Literatura indígena. Direito humano.

Resumo

A concepção de Candido (2001) sobre o direito à literatura, entendido como uma necessidade humana inevitável, dotado de uma dimensão social e humanizadora, motivou a escrita deste trabalho, que tem por objetivo traçar um diálogo entre essa visão e a
literatura dos povos originários, a fim de estimular a discussão sobre a pluralização do cânone para a historiografia literária brasileira. Para isso, realizamos uma pesquisa bibliográfica, percorrendo tanto a obra
referenciada quanto publicações de críticos que teorizam sobre a literatura indígena e/ou questionam o sentido de cânone na contemporaneidade, incluindo autores como Dorrico (2017), Graúna (2013), Librandi-
Rocha (2014), Lima (2014), Munduruku (2020), Padilha (2005), Santiago (2021) e Adichie (2009). Destarte, a literatura dos povos originários foge às tradições historiográficas ocidentais, o que dificulta o seu reconhecimento (pela crítica) e o gozo do direito (humano) à literatura, que tem por defluência o direito de ser, de existir e de humanizar a todos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADICHIE, Chimamanda. Chimamanda Adichie: o perigo de uma história única. Tradução de Erika Rodrigues. Revisão de Belucio Haibara. 2009. Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=D9Ihs241zeg>. Acesso em 05 jan. 2022.

ALVES, Juliana. Pesquisa revela troca de cartas em tupi entre indígenas do século 17. Jornal da USP, São Paulo, publicado em 28 out. 2021 e atualizado em 12 nov. 2021. Disponível em: <https://jornal.usp.br/cultura/pesquisa-revela-troca-de-cartas-em-tupi-entre-indigenas-do-seculo-17/>. Acesso em: 04 jan. 2022

ARISTÓTELES. Poética. Tradução e notas de Ana Maria Valente. 3. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2008.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 4 jan. 2022.

BRASIL. Lei no. 11.645, de 10 março de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da

rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm>. Acesso em: 29 nov. 2021.

CÂMARA DOS DEPUTADOS. 30 Anos da Constituição da Cidadania, 2019. Página criada em conjunto com a Agência Câmara e Agência Senado, em sessão comemorativa aos 30 anos da promulgação da Constituição Federal Brasileira. Disponível em: <https://www.camara.leg.br/internet/agencia/infograficos-

html5/constituinte/index.html>. Acesso em: 24 nov. 2021.

CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade: estudos de teoria e história literária. 8.ed. São Paulo: Queiroz, 2000.

CANDIDO Antonio. Vários escritos. 5 ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011.

CANDIDO, Antonio. Iniciação à literatura brasileira. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2010.

DALVI, Maria Amélia. Um Clássico Sobre Educação Literária: “O Direito à Literatura”, de Antonio Candido. Via Atlântica, São Paulo, n. 35, p. 221-234, jul. 2019.

Disponível em:<https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/154687/157507>. Acesso em: 20 mar. 2022.

DIREITO & LITERATURA: Antígona, Sófocles. A qual lei se deve respeitar: as divinas e eternas ou as humanas e revogáveis? [Locução de] Arnaldo Sampaio de Moraes. [S.l.]: Spotify, 16 jan. 2020. Podcast. Disponível em:

abnt.espm.br/index.php?title=Podcast>. Acesso em: 29 ago. 2021.

DO BRASIL, Cristina Indio. ABL elege novo ocupante da cadeira 12 nesta quinta-feira. Agência Brasil, 16 nov. 2021. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2021-11/abl-elege-novo-ocupante-da-cadeira-12-nesta-quinta-feira>. Acesso em: 26 nov. 2021.

DORRICO, Julie. A oralidade no impresso: o „eu-nós lírico-político‟ da literatura indígena contemporânea. Boitatá, Londrina, n. 24, p. 216-233, ago./dez. 2017.

Disponível em:<https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/boitata/article/view/32958/0>. Acesso em: 27 nov. 2021.

EDITORA OURO SOBRE AZUL. Vários escritos: Antonio Candido, 2017. Página eletrônica da editora Ouro sobre Azul, em que divulga e disponibiliza para venda a edição mais recente da obra Vários Escritos, de Antônio Candido. Disponível em: <https://ourosobreazul.com.br/livro/varios-escritos/>. Acesso em: 24 nov. 2021.

FERNANDA Montenegro e Gilberto Gil se encontram pela primeira vez na Academia Brasileira de Letras depois de serem eleitos. Portal g1, Rio de Janeiro, 19 nov. 2021. Disponível em: <https://g1.globo.com/rj/rio-de -janeiro/noticia/2021/11/19/fernanda-montenegro-e-gilberto-gil-se-encontram-pela-primeira-vez-na-academia-brasileira-de-letras-depois-de-serem-eleitos.ghtml>. Acesso em: 26 nov. 2021.

GRAÚNA, Graça. Contrapontos da literatura indígena contemporânea no Brasil. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2013.

LAFER, Celso. Antonio Candido (1918-2017). Folha de São Paulo, São Paulo, 21 maio 2017. Disponível em:<https://www.academia.org.br/artigos/antonio-candido-

-2017>. Acesso em: 24 nov. 2021.

LIBRANDI-ROCHA, Marília. A Carta Guarani Kaiowá e o direito a uma literatura com terra e das gentes. Estudos de literatura brasileira contemporânea, Brasília, n. 44, p. 165-191, jul./dez. 2014. Disponível em:<https://www.researchgate.net/publication/276306717_A_Carta_Guarani_Kaiowa_e_o_direito_a_uma_literatura_com_terra_e_das_gentes>. Acesso em: 24 nov. 2021.

LIMA, Kelly Mendes. A (re)escrita da história do cânone: Camões e Pepetela. Cadernos Imbondeiro, João Pessoa, v. 3, n. 2, [n.p.], nov. 2014. Disponível em:

<https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ci/article/view/21286/12792>. Acesso em: 28 nov. 2021.

MUNDURUKU, Daniel. Mundurukando 1: sobre saberes e utopias. 2 ed. Lorena – SP: UK‟A, 2020.

PADILHA, Laura Cavalcante. Da construção identitária a uma trama de diferenças – Um olhar sobre as literaturas de língua portuguesa. Revista Crítica de Ciências Sociais, Coimbra, n. 73, p. 03-28, 01 dez. 2005. Disponível em: <https://journals.openedition.org/rccs/950>. Acesso em: 25 nov. 2021.

PAULO Niemeyer é eleito para ABL e Munduruku perde. Folhapress, Belo Horizonte, 18 nov. 2021. Disponível em: <https://www.otempo.com.br/diversao/paulo-niemeyer-e-

eleito-para-abl-e-munduruku-perde-1.2571748>. Acesso em: 26 nov. 2021.

PINHEIRO, Vanessa Riambau. A formação do cânone literário em África: Limitadores e perspectivas. E-scrita (Revista do Curso de Letras da UNIABEU), Nilópolis – RJ, v. 11, n. 2, p. 243-265, jul./dez. 2020. Disponível em:<https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/3935/pdf>. Acesso em: 03 jan. 2022.

REGINA, Claudia. Daniel Munduruku. Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, publicado em 31 mar. 2021. Disponível em:<http://www.iea.usp.br/pessoas/pasta-pessoad/daniel-munduruku>. Acesso em: 22 mar. 2022.

RUFINO, Luiz. Vence-demanda. Educação e descolonização. Rio de Janeiro: Mórula, 2021.

SANTIAGO, Silviano. Apenas uma literatura lusófona: Desafios para uma historiografia literária além do cânone ocidental. Pernambuco, Recife, n. 189, p. 4 – 6, nov. 2021.

SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação. Currículo da cidade: povos indígenas - orientações pedagógicas. São Paulo: SME/COPED, 2019.

SAVIANI, Demerval. Pedagogia histórico-crítica. São Paulo: Autores Associados, 2003.

SÓFOCLES. Édipo Rei – Antígona. São Paulo: Martim Claret, 2007.

THIÉL, Janice Cristine. A Literatura dos Povos Indígenas e a Formação do Leitor Multicultural. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 38, n. 4, p. 1175-1189, out./dez. 2013. Disponível em:

<https://www.scielo.br/j/edreal/a/PJsZ4S3tMLKBmyJ83VKXcQg/?lang=pt>. Acesso em: 25 nov. 2021.

VIVAN, Danilo. Ailton Krenak: os frutos do discurso que comoveu o país. Believe. Earth, Resplendor – MG, 06 set. 2018. Disponível em: <https://believe.earth/pt-br/ailton-krenak-os-frutos-do-discurso-que-comoveu-o-pais/>. Acesso em: 04 jan. 2022.22.

Downloads

Publicado em

30 de abril de 2022

Como Citar

AMARAL, A. P. T. do; SOUTO, R. de A. DIREITO À LITERATURA INDÍGENA E A PLURALIZAÇÃO DO CÂNONE:: UM DIÁLOGO A PARTIR DA CONCEPÇÃO DE CANDIDO. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 22, n. 1, p. 09–28, 2022. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/4828. Acesso em: 9 jan. 2025.

Seção

Dossiê