A AVALIAÇÃO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA NO ENEM:
UM DIÁLOGO ENTRE AS QUESTÕES DE ESPANHOL E OS DOCUMENTOS ORIENTADORES DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Palavras-chave:
Língua Espanhola. Enem. Avaliação.Resumo
Este estudo se insere na área da Linguística Aplicada e objetiva analisar as questões da prova de espanhol do Enem a fim de registrar possíveis regularidades do exame. Para isso, contextualizamos a pesquisa à luz dos processos de inclusão e exclusão do espanhol nos documentos oficiais e no currículo da educação brasileira, traçando um paralelo entre as orientações curriculares para o Ensino Médio e o Enem, a partir de um corpus de 45 questões, aplicadas no exame entre 2010 e 2018. Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa-interpretativista, com processo metodológicos de análise documental. A partir da análise, constatamos algumas regularidades em relação a eixos temáticos, a gêneros discursivos e a habilidades requeridas com maior frequência, traçamos paralelos entre as proposições dos documentos oficiais, as competências e habilidades da Matriz de Referência e as ocorrências do exame, e problematizamos alguns pontos que merecem atenção.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. LDB/96. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Ministério de Educação e Cultura. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf>
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília, 2000.
BRASIL. PCN+ Orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais: Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEMT, 2002a.
BRASIL. Documento Básico: Exame Nacional do Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 2002b.
BRASIL. Lei n. 11.161, de 5 de Agosto de 2005. Dispõe sobre o ensino da Língua Espanhola. Brasília: Ministério da Educação.
BRASIL. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEB, 2006.
BRASIL. Matriz de Referência ENEM. Brasília: Ministério da Educação, 2009.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.
GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas, v.35, n.2, p. 57-63, mar./abr., 1995.
FINKENAUER, L. Estudo da Competência Lexical em Espanhol como Língua Estrangeira: dos Documentos Oficiais ao ENEM. 2016. 135 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.
KANASHIRO, D. S. K. As linhas e as entrelinhas: um estudo das questões de língua espanhola no Enem. 2012. 240 f. Tese (Doutorado) - Curso de Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, Porto Alegre, 2012.
LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. Pesquisa pedagógica: do projeto à implementação. Tradução de Magda França Lopes. São Paulo, Artmed, 2008.
NAGASAWA, E. Y. Português como língua adicional para fins específicos: preparação ao exame Celpe Bras. Dissertação de Mestrado em Letras. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2018.
QUEVEDO-CAMARGO, G; PINHEIRO, L. Efeito Retroativo e Multimodalidade no ENEM: análise de questões de inglês e espanhol. SIGNUM: Estud. Ling., Londrina, n. 20/1, p. 136-166, abr. 2017.
RODRIGUES, F. S. C. Leis e línguas: o lugar do espanhol na escola brasileira. In: BARROS, C. S.; GOETTENAUER, E. M. C. (Coord.). Espanhol: ensino médio. Brasília, DF: MEC. p. 13-24. v. 16, 2010.
SCARAMUCCI, M. V. R. Efeito retroativo da avaliação no ensino/aprendizagem de línguas: o estado da arte. Trab. Ling. Aplic., Campinas, v. 43, n. 2, p. 203--226, jul./dez. 2004.
SCARAMUCCI, M. V. R. O exame Celpe-Bras: Impactos nas percepções de professores e candidatos em contextos de PLE. Língua(s) e Povos: Unidade e Diversidade, p. 270-276, 2006.
SCARAMUCCI, M. V. R. Validade e consequências sociais das avaliações em contextos de ensino de línguas. Linguarum Arena, Porto, v. 2, p. 103-120, 2011.
SCHLATTER, M.; GARCEZ, P. Referenciais Curriculares para o Ensino de Língua Espanhola e de Língua Inglesa. Rio Grande do Sul: Secretaria de Educação do Estado, 2009.
SHOHAMY, E. Language Policy: hidden agendas and new approaches. London, UK: Routledge. 2006.
SILVA, G. B.; FELICETTI, V. L. Habilidades e competências na prática docente. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 5, n. 1, p. 17-29, jan.-jun. 2014.
SPRATT, M. Washback and the classroom: the implications for teaching and learning of studies of washback from exams. Language Teaching Research, v. 9, n.1, p. 5 – 29, 2005.
VILLALBA, T. K. B. O ensino do espanhol no Brasil: revisitando o tema da política linguística. In: ZORZO-VELOSO, Valdirene F.; FERREIRA, Cláudia Cristina; ORTIGOZA, Arelis Felipe. El español en línea de mira: enlaces lingüísticos, literarios y metodológicos. Londrina: UEL. pp. 13-26, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Leia Escola

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.