EXPERIÊNCIAS SIGNIFICATIVAS DE LEITURA E ESCRITA DO TEXTO LITERÁRIO NO IFPB

Autores

  • Sayonara Abrantes de Oliveira Uchoa IFPB
  • Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira Cabral IFPB
  • Henrique Miguel de Lima Silva UFPB
Palavras-chave: Ensino. Leitura. Escrita. Letramento literário. Literatura no Ensino Médio.

Resumo

O presente estudo apresenta relato de experiência resultado de intervenção didática voltada ao letramento literário e de como esta prática contribui para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita no Ensino Médio, atividade fundamental ao desenvolvimento integral dos alunos dos cursos integrados do IFPB. Surge da necessidade de ressignificar o ensino de leitura e escrita na modalidade integrada à formação profissional, por entender que o perfil desse aluno requer um ensino de língua que transcenda a percepção instrumental. Para tal, é descrito o percurso trilhado durante a prática de intervenção, fundamentada na intersecção de contribuições teóricas das áreas de leitura, numa visão interativa, do letramento literário, como também do Método Recepcional de Ensino de Literatura. Organizado em seções que contemplam, concomitantemente, a revisão de literatura e a descrição do percurso trilhando durante a atividade interventiva. Trata-se de uma pesquisa de campo, de intervenção, desenvolvida no IFPB – Cajazeiras. Os resultados apontam para as contribuições dos estudos literários direcionados pela intervenção didática e com bases teóricas pertinentes para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita no Ensino Médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANTUNES, I. Gramática contextualizada. São Paulo: Parábola, 2014.

ANTUNES, I. Práticas Pedagógicas para o Desenvolvimento das Competências de Escrita. In: COELHO, F. A.; PALOMANES, R. [orgs]. Ensino de produção textual. São Paulo: Editora Contexto, 2016. p. 9-22.

BRASIL. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: orientações curriculares para o Ensino Médio. Brasília: MEC, 2006.

BRASIL. PPP do Curso de Edificações Integrado. IFPB, 2006.

COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.

KLEIMAN, A. Leitura: ensino e pesquisa. 4. ed. Campinas – SP: Pontes Editores, 2011.

KLEIMAN, A. Texto e Leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas: Pontes Editores, 2011.

OLIVEIRA, L. A. Coisas que todo professor de português precisa saber: a teoria na prática. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

SOUZA, A. L. S.; CORTI, A. P.; MENDONÇA, M. Letramentos no Ensino Médio. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

SOUSA, R. J.; COSSON, R. Letramento literário: uma proposta para a sala de aula. São Paulo: UNESP, 2011.

STREET, B. What’s “new” in New Literacy Studies? Critical approaches to literacy in theory and practice. Current issues in Comparative Education, v. 5, n. 2, p. 77-91, Columbia University, 2003.

UCHÔA, S. A. O.; CABRAL, S. A. A.O. (Org.). Contos para rir, assustar-se e ser feliz. Cajazeiras – PB: IDEIA - Inst. de Desen. Educ. Interd. e Aprendizagem, 2019. 140p.

ZAPPONE, M. H. Teoria Literária: Abordagens Históricas e tendências contemporâneas. Maringá: Eduem, 2007.

Downloads

Publicado em

30 de agosto de 2020

Como Citar

UCHOA , S. A. de O. .; CABRAL, S. A. A. de O. .; SILVA, H. M. de L. . EXPERIÊNCIAS SIGNIFICATIVAS DE LEITURA E ESCRITA DO TEXTO LITERÁRIO NO IFPB. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 20, n. 2, p. 172–184, 2020. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/3424. Acesso em: 21 nov. 2024.

Seção

Dossiê