EXPERIÊNCIAS SIGNIFICATIVAS DE LEITURA E ESCRITA DO TEXTO LITERÁRIO NO IFPB
Resumen
O presente estudo apresenta relato de experiência resultado de intervenção didática voltada ao letramento literário e de como esta prática contribui para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita no Ensino Médio, atividade fundamental ao desenvolvimento integral dos alunos dos cursos integrados do IFPB. Surge da necessidade de ressignificar o ensino de leitura e escrita na modalidade integrada à formação profissional, por entender que o perfil desse aluno requer um ensino de língua que transcenda a percepção instrumental. Para tal, é descrito o percurso trilhado durante a prática de intervenção, fundamentada na intersecção de contribuições teóricas das áreas de leitura, numa visão interativa, do letramento literário, como também do Método Recepcional de Ensino de Literatura. Organizado em seções que contemplam, concomitantemente, a revisão de literatura e a descrição do percurso trilhando durante a atividade interventiva. Trata-se de uma pesquisa de campo, de intervenção, desenvolvida no IFPB – Cajazeiras. Os resultados apontam para as contribuições dos estudos literários direcionados pela intervenção didática e com bases teóricas pertinentes para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita no Ensino Médio.
Descargas
Citas
ANTUNES, I. Gramática contextualizada. São Paulo: Parábola, 2014.
ANTUNES, I. Práticas Pedagógicas para o Desenvolvimento das Competências de Escrita. In: COELHO, F. A.; PALOMANES, R. [orgs]. Ensino de produção textual. São Paulo: Editora Contexto, 2016. p. 9-22.
BRASIL. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: orientações curriculares para o Ensino Médio. Brasília: MEC, 2006.
BRASIL. PPP do Curso de Edificações Integrado. IFPB, 2006.
COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.
KLEIMAN, A. Leitura: ensino e pesquisa. 4. ed. Campinas – SP: Pontes Editores, 2011.
KLEIMAN, A. Texto e Leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas: Pontes Editores, 2011.
OLIVEIRA, L. A. Coisas que todo professor de português precisa saber: a teoria na prática. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
SOUZA, A. L. S.; CORTI, A. P.; MENDONÇA, M. Letramentos no Ensino Médio. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
SOUSA, R. J.; COSSON, R. Letramento literário: uma proposta para a sala de aula. São Paulo: UNESP, 2011.
STREET, B. What’s “new” in New Literacy Studies? Critical approaches to literacy in theory and practice. Current issues in Comparative Education, v. 5, n. 2, p. 77-91, Columbia University, 2003.
UCHÔA, S. A. O.; CABRAL, S. A. A.O. (Org.). Contos para rir, assustar-se e ser feliz. Cajazeiras – PB: IDEIA - Inst. de Desen. Educ. Interd. e Aprendizagem, 2019. 140p.
ZAPPONE, M. H. Teoria Literária: Abordagens Históricas e tendências contemporâneas. Maringá: Eduem, 2007.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Leia Escola
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.