PRÁTICAS DE ESCRITA NA ESCOLA E O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA CRÍTICA COM A PRODUÇÃO DO GÊNERO RESENHA

Autores

Palavras-chave: Produção textual, Modelo de consciência crítica, Resenha

Resumo

Este artigo apresenta resultados de pesquisa com a produção do gênero textual resenha nas práticas do letramento escolar e discute as contribuições da proposta metodológica de consciência crítica de gênero desenvolvida por Devitt (2009) para o trabalho com a produção textual. O estudo configura-se como qualitativo-interpretativista no formato de uma pesquisa-ação que contou com a utilização de um Modelo de Consciência Crítica de Gênero elaborado com base no método desenvolvido por Devitt (2004; 2009). Os resultados gerados a partir da análise quantitativa e qualitativa das resenhas produzidas pelos participantes da pesquisa mostram que o ensino de gêneros, mediado pelo modelo de consciência crítica e embasado na abordagem sociorretórica de gêneros, se apresenta como uma metodologia produtiva e que pode contribuir para os processos tanto de leitura quanto de produção textual no contexto das práticas do letramento escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRÉ, M. E. D. A. Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus, 1995.

BAWARSHI, A. S.; REIFF, M. J. Gênero: história, teoria, pesquisa, ensino. Tradução de Benedito Gomes Bezerra. São Paulo: Parábola, 2013.

BAZERMAN, C. Gêneros Textuais, Tipificação e Interação. Tradução de Judith Chambliss HoffnageL. São Paulo: Cortez, 2005.

BAZERMAN, C. Gêneros, Agência e Escrita. Tradução de Angela Paiva Dionisio e Judith Chambliss HoffnageL.2 ed. São Paulo: Cortez, 2006.

BAZERMAN, C. Escrita, gênero e interação social. Tradução de Angela Paiva Dionisio e Judith Chambliss HoffnageL. São Paulo: Cortez, 2007

BEZERRA, B. G. A. Gêneros no contexto brasileiro: questões (meta)teóricas e conceituais. São Paulo: Parábola, 2017.

DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. A disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. (Org.). Planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2 ed. Porto Alegre: ARTMED, 2006.

DEVITT, A. Teaching Critical Genre Awareness. In: BAZERMAN, C; BONINI, A; FIGUEIREDO, D. (Orgs.). Genre in a Changing World. The WAC Clearinghouse. Fort Collins, 2009.

DEVITT, A. Writing genres. Southern Illinois University, USA, 2004.

DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita – elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (francófona). In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. (Orgs.). Gêneros orais e escritos na escola. Tradução de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado das letras, 2004. p. 41-70.

DOLZ, J.; PASQUIER, A.; BRONCKART, J.-P. L’acquisition des discours: émergence d’une compétence ou apprentissage de capacités langagières? Études de Linguistique Appliquée, n. 102, p. 23-37, 1993. Disponível em: https://archive-ouverte.unige.ch/unige:37333. Acesso em 6 de jun. 2021.

HEMAIS, B.; BIASI-RODRIGUES, B. A proposta socioretórica de John M. Swales para o estudo de gêneros textuais. In: MEURER, J. L.; BONINI, A.; MOTTA-ROTH, D. (Orgs.). Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola Editorial, 2005. p. 108-129.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MEURER, J.L.; BONINI, A.; MOTTA-ROTH, D. (Orgs.). Gêneros: teorias, métodos e debates. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.

MLLLER, C. R. Genre as social action. Quarterly Journal of Speech. Raleigh: NCSU, v 70, 1984. p. 151- 167.

MOTTA-ROTH, D. Rhetorical Features and Disciplinary Cultures: a genrebased study of academic book reviews in linguistics, chemistry and economics. 1995. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1995.

MOTTA-ROTH, D.; HENDGES, G. R. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

NASCIMENTO, E. L.; ROJO, H. R. (Orgs.). Gêneros de texto/discurso e os desafios da contemporaneidade. Campinas: Pontes Editores, 2014.

REINALDO, M. A. G. M. O espaço para a prática de reflexão sobre a linguagem em teorias de gênero norte-americanas. Revista Investigações, v. 23, n. 2, p. 161- 189, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/INV/article/view/1406. Acesso em: 14 abr. 2021.

REINALDO, M.; BEZERRA, M. Gêneros textuais como prática social e seu ensino. REINALDO, M. A.; MARCUSCHI, B.; Dionísio, A. (Orgs.). Gêneros textuais: práticas de pesquisa e práticas de ensino. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2012.

ROJO, R. H. R.; BARBOSA, J. P. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

SIGNORINI, I. (Org.). Gêneros Catalisadores: Letramento e Formação do Professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.

SWALES, J. M. Aspects of article introductions. Birmingham, UK: The University of Aston, Language Studies Unit, 1981.

SWALES, J. M. Genre analysis. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.

SWALES, John. Research genre: exploration and applications. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.

Downloads

Publicado em

6 de abril de 2024

Como Citar

GOMES , R. . PRÁTICAS DE ESCRITA NA ESCOLA E O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA CRÍTICA COM A PRODUÇÃO DO GÊNERO RESENHA. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 21, n. 4, p. 126–142, 2024. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/2325. Acesso em: 21 nov. 2024.

Seção

Dossiê