POLISSEMIA NAS TIRINHAS DO PERSONAGEM ARMANDINHO

LEITURA E PRODUÇÃO DE SENTIDOS

Autores

Palavras-chave: Polissemia, Tirinhas de Armandinho, Leitura

Resumo

Os recursos expressivos da língua são instrumentos linguístico-discursivos necessários ao desenvolvimento da aprendizagem, algo abandonado no dia a dia de aula de língua materna, pois predomina concepção de leitura, como decodificação. Na intenção Na intenção de romper com essa perspectiva, este artigo objetiva analisar recursos de polissemia em sequências em quadrinhos de Armandinho, publicadas em jornal de grande circulação, demonstrando o jogo discursivo dos recursos polissêmicos, materializando a concepção de leitura como atividade de produção de sentidos. Como referencial teórico, centra-se em Cançado (2012), Perini (2005), Ullmann (1987), Sandmann (1990). Pesquisa de base qualitativa, dedicada ao aprofundamento do tratamento da polissemia na escola básica, com viés de pesquisa descritiva, pois, de forma amostral, apresentam-se possibilidades de abordagem do tema nos corpora selecionados. Concluiu-se ser mais profícua a análise dos recursos e seus efeitos de sentido produzidos, como ironia, crítica social e, por conseguinte, o humor, para, efetivamente, formarmos leitores críticos.

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Referências

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Publicado em

6 de abril de 2024

Como Citar

ABREU , M. T. T. V. .; VINOTE , G. R. . POLISSEMIA NAS TIRINHAS DO PERSONAGEM ARMANDINHO: LEITURA E PRODUÇÃO DE SENTIDOS. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 21, n. 4, p. 108–124, 2024. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/2324. Acesso em: 23 nov. 2024.

Seção

Dossiê

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