SOBRE LETRAMENTO CIENTÍFICO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LETRAS COM EULÁLIA VERA LÚCIA FRAGA LEURQUIN

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.8022109

Resumen

Estudos da Linguística Aplicada ao ensino de língua materna, vinculados aos estudos de letramento e da apropriação da linguagem para o desenvolvimento humano, têm trazido implicações importantes para a formação de professores, a elaboração de materiais didáticos e o desenvolvimento de capacidades de linguagem de discentes da Escola Básica.  Nessa perspectiva, grupos de trabalhos, entre eles, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada (GEPLA), constituem cada vez mais espaços de grande relevância para a confluência dos pesquisadores, no intuito de promover interlocução entre a universidade e as práticas de ensino em sala de aula. Nesse Grupo a professora Dra. Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin articula, a partir do Interacionismo Sociodiscursivo, reflexões sobre a formação docente inicial, o ensino e aprendizagem de português como língua materna com base nos gêneros textuais e sua relação com as práticas de letramento. Com o intuito de conhecermos um pouco mais sobre as pautas, as discussões e as ações de pesquisa dessa professora propusemos essa entrevista que se articula com a temática do letramento científico, tratada neste dossiê

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

CICUREL, Francine. Les interactions dans l‟enseignement des langues. Agir professoral et pratiques de classe. Paris: Didier, 2011.

BOURDIEU, Pierre, Le sens pratique. Paris: Les Éditions de Minuit, 1980.

BRONCKART, Jean- Paul.. Atividade de Linguagem, Textos e Discursos: por um Interacionismo Sociodiscursivo. Trad. Anna Raquel Machado e Péricles Cunha. São Paulo: Educ, 2007.

FOUCAULT, Michel. (1969). A arqueologia do saber Rio de Janeiro: Forense Universitária.

GOMES, Rosivaldo: LEURQUIN Eulália Vera Lúcia Fraga, Agir professoral e o trabalho e professores em formação inicial representados em relatórios de projeto Residência Pedagógica. Revista da Anpoll, V52, p. 110-124, 2021

GOMES, Rosivaldo: LEURQUIN Eulália Vera Lúcia Fraga, Saberes docentes e o agir professoral de um professor -residente na construção de materiais didáticos no Programa Residência Pedagógica: percursos Linguísticos (UFES), V 11, p. 132-151, 2021.

HOFSTETTER, R; SCHNEUWLY, B. Savoir en (trans)formation. Au Coeur professeurs de l ́enseignement et de la formation In: HOFSTETTER, R; SCHNEUWLY, B. Savoirsen (trans) formation: au coeur des professeurs de l ́enseignement et de la formation. Bruxelles: De BoeckUniversité, 2009, p. 6-22.

LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga O relatório de observação de aulas como um viés de acesso ao ensino/aprendizagem de língua materna. In: MATTES, M.G.; THEOBALD, P. (Org.). Ensino de línguas questões práticas e teóricas. Fortaleza: Ed. UFC, 2008. p.57-79

LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga; PARAHYBA, Fatiha Dechicha. Um retrato de formação inicial de professores de línguas: duas cenas. Revista Eutomia. Recife, 15 (1). p. 288-314, jul. 2015.

LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga, A escrita no ensino superior e os efeitos do desenvolvimento profissional na formação do professor de língua materna. SCRIPTA (PUC/MG), V21. P. 165-186, 2017.

LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga, Dialogismo e polifonia no gênero acadêmico relatório, Revista de Letras (Fortaleza) V01, p. 10-11, 2010.

LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga, O gênero acadêmico relatório na formação inicial do professor de língua materna, in Gêneros textuais e formação inicial, 01, Ed Mercado de Letras, Campinas/ SP, 2013.

LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga, Nível de letramento de professores de língua portuguesa em formação e situação de interação através do gênero acadêmico relatório de estágio, In Gênero , ensino e formação de professores. Ed. Merco de Letras, Campinas 2011

LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga, Análise do agir professoral na sala de aula de estágio na perspectiva interacionista sociodiscursiva In Agir de linguagem na escola e na universidade, Ed. São Luis, EDUFMA, 2021, V1, 156-175.

MOSCOVICI, S. La psychanalyse: son image et son public. Paris: PUF, 1976. Conforme impressão de 1961.

VANHULLE, Sabine. Des savoirs en jeu au savoir enj e. Cheminements réflexifs et subjectivation des savoirs chez de jeunes enseignants en formation. Berne/ Neuchâtel : Peter Lang, 2009a.

VANHULLE, Sabine. Dire les savoirsprofessionnels: savoirs de reference et logiqued ́action. In: HOFSTETTER, R; SCHNEUWLY, B. Savoirsen (trans) formation: au Coeur des professeurs de l ́enseignement et de la formation. Bruxelles, De BoeckUniversité, 2009b. p. 245-254.

LINK

LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga. Gêneros textuais do trabalho docente https://www.youtube.com/watch?v=XdvJ_0mGmc

LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga Gêneros textuais, Didática e Letramento na perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo https://www.youtube.com/watch?v=pB1jG3Cmc20&t=434s

Publicado

junio 10, 2023

Cómo citar

REINALDO , M. A. de M. .; RIBEIRO , R. M. . SOBRE LETRAMENTO CIENTÍFICO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LETRAS COM EULÁLIA VERA LÚCIA FRAGA LEURQUIN. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 23, n. 1, p. 218–227, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.8022109. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/734. Acesso em: 22 nov. 2024.

Sección

Entrevista