GUIA TEÓRICO-PRÁTICO DO INTERCÂMBIO VIRTUAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35572/rle.v25i2.6579

Palabras clave:

intercâmbios virtuais, teletandem, aprendizagem de línguas, interculturalidade

Resumen

Rampazzo, Laura; Moore, Viviane de Souza Klen-Alves. Guia teórico-prático do intercâmbio virtual. Campinas: Pontes, 2024. 125 p.

O livro Guia teórico-prático do intercâmbio virtual, de autoria de Laura Rampazzo e Viviane de Souza Klen-Alves Moore, tem 125 páginas e veio a público no final de 2024, lançado pela Pontes Editores. Está dividido em sete capítulos mais uma introdução, com as subseções dos capítulos enunciadas em forma de perguntas. Ao final dos quatro primeiros, há uma revisão e, à exceção do sétimo, nos demais há também indicação de leituras para aprofundamento no tema tratado. Eventualmente, entre uma subseção e outra há também perguntas que levam o leitor a refletir sobre experiências que podem dialogar com o que leu, e que o preparam para o que lerá. O Guia está dirigido tanto a docentes em exercício, que trabalhem com ensino de línguas ou com formação docente, quanto a docentes em formação. A obra tem linguagem clara, didática, sem tecnicismos, e está escrita em uma abordagem interativa, em diálogo explícito com a/o leitor/a, o que faz com que sua leitura seja bastante agradável. Portanto, pode ser usada também em formações com profissionais da educação que estejam envolvidos de alguma forma com intercâmbios virtuais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rosângela de Oliveira, Universidade Federal de São Paulo

Rosângela A. Dantas de Oliveira é professora de Espanhol do curso de Letras da Unifesp - campus Guarulhos. É bacharel e licenciado em Letras Português/Espanhol pela Universidade de São Paulo. É mestre em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e doutora em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-americana pela Universidade de São Paulo. Possui experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando no ensino-aprendizagem de língua espanhola. É também tradutora, com várias traduções publicadas. Foi professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo entre 1998 e 2006 e do Colégio Bandeirantes entre 2002 e 2012. Suas áreas de interesse como pesquisadora incluem pragmática linguística, análise do discurso, quadrinhos, formação de professores, tecnologia e ensino de línguas e extensão universitária. Atualmente desenvolve uma pesquisa em nível de pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos do campus de São José do Rio Preto da UNESP sobre o uso de espanhol em parcerias Teletandem de português/inglês.

 

Citas

ALBUQUERQUE-COSTA, H.; MAYRINK, M. F.; OLIVEIRA, R. D. de. Repensando a relação entre metodologia, tecnologia e formação docente no ensino de Línguas. Intercâmbio, [S.l.], v. 45, 2020.

ARANHA, S; CAVALARI, S. M. S. A trajetória do projeto Teletandem Brasil: da modalidade institucional não-integrada à institucional integrada. the ESPecialist, v. 35, n. 2, 2014.

BENEDETTI, A. M. Teletandem. In MAYRINK, M. F. e ALBUQUERQUE-COSTA, H. Ensino e aprendizagem de línguas em ambientes virtuais. São Paulo: Humanitas, 2013. pp. 65 a 92.

CARVALHO, K. C. H. P. de; MESSIAS, R. A. L. O teletandem no ensino e aprendizagem de espanhol/LE em contexto de formação inicial. Veredas-Revista de Estudos Linguísticos, v. 21, n. 1, 2017.

STEVENS INITIATIVE: Virtual Exchange Typology. 2021. Disponível em https://www.stevensinitiative.org/wp-content/uploads/2021/09/Stevens-Initiative-Virtual-Exchange-Typology_090121_singlepages.pdf. Acesso em: 31 mai. 2025.

TELLES, J. A; VASSALLO, M. L. Foreign language learning In-Tandem: Teletandem as an alternative proposal in CALLT1. the ESPecialist, São Paulo, 27.2, p. 89-211, 2006.

TELLES, J. A. Learning foreign languages in teletandem: Resources and strategies. DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 603-632, 2015.

VASSALLO, M. L.; TELLES, J. A. Foreign language learning in-tandem: theoretical principles and research perspectives. the ESPecialist, São Paulo, 27.1, p. 83-118, 2006.

Publicado

2025-11-18

Cómo citar

DE OLIVEIRA, Rosângela. GUIA TEÓRICO-PRÁTICO DO INTERCÂMBIO VIRTUAL . Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 25, n. 2, p. 295–300, 2025. DOI: 10.35572/rle.v25i2.6579. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/6579. Acesso em: 5 dic. 2025.

Artículos similares

1 2 3 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.